Por que o céu é azul?

O céu é azul porque ocorre um espalhamento da luz vinda do Sol. Nessa situação, a luz azul é a componente do espectro que mais se destaca.

O céu é azul em virtude de um fenômeno físico chamado espalhamento
O céu é azul em virtude de um fenômeno físico chamado espalhamento
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

O céu é percebido por nós na cor azul em virtude de um fenômeno denominado de espalhamento de Rayleigh. Nesse fenômeno, minúsculas partículas absorvem e, em seguida, emitem a luz incidente.

A luz vinda do Sol é uma junção de todas as cores de luz, sendo denominada de luz policromática. Ao entrar em nossa atmosfera, ela é absorvida por partículas de diversos elementos que, posteriormente, emitem-na. A intensidade do espalhamento é inversamente proporcional ao comprimento de onda da luz. Como a luz azul possui um comprimento de onda bem pequeno, ela é mais espalhada e, por isso, chega com maior intensidade aos nossos olhos.

  • Por que o céu não é violeta?

É verdade que o comprimento de onda da luz violeta é menor que o da luz azul, sendo assim, ela é mais espalhada e o céu deveria apresentar-se em tons de violeta. No entanto, as cores observadas dependem da intensidade de cada componente de luz que forma o espectro eletromagnético e da sensibilidade de nossos olhos para perceber as diversas cores. Nesses aspectos, a luz azul destaca-se.

  • Por que no fim da tarde o céu possui tons de vermelho?

À medida que o dia vai acabando, o Sol vai ficando cada vez mais distante e as camadas de ar entre nós e nossa estrela vão se tornando cada vez mais espessas. Com isso, a luz azul é completamente espalhada a ponto de deixar nossa atmosfera e dar lugar à luz de tons vermelhos, que passa, portanto, a atingir nossos olhos com maior intensidade.

  • Mito a respeito da cor do céu

É bem possível que você já tenha ouvido por aí que o céu é azul porque a luz do Sol incide sobre os oceanos e é refletida. Como vimos acima, essa explicação não tem fundamentos.

  • Por que no espaço o “céu” é negro?

Ao sair da atmosfera terrestre, o horizonte percebido é completamente negro. Isso ocorre porque, no vácuo, a luz não sofre o fenômeno do espalhamento, uma vez que não existem moléculas para que isso seja possível.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Vikings
Quais são as principais características desses povos?

..................................................

Eu lírico
Você sabe o que difere o eu lírico do autor literário?

..................................................