Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Primeira Lei de Newton

A primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, refere-se a um corpo em equilíbrio que não tem forças atuando sobre ele ou que a soma das forças que atuam sobre ele é igual a zero.

Ao andar de ônibus, somos submetidos à Lei da Inércia
PUBLICIDADE

A primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia, é uma das três leis propostas por Isaac Newton, no século XVII, em seu livro: Princípios matemáticos da Filosofia Natural. Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: Todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, exceto que sofra a ação de uma força externa.

Essa lei diz respeito à tendência que um determinado corpo tem de continuar em seu estado original, isto é, se ele está em repouso, sua tendência é que continue em repouso. Por outro lado, se ele está em movimento retilíneo uniforme, sua tendência é de continuar dessa forma.

Podemos citar diversas situações no dia a dia em que observamos a primeira Lei de Newton: Se estivermos em um ônibus, que está se movimentando para frente, percebemos a nossa tendência de continuar esse movimento quando o motorista aciona o pedal dos freios, ou seja, nosso corpo tende a continuar a se deslocar para frente. Da mesma forma, quando ele acelera o veículo precisamos nos segurar para não cair para trás, devido à tendência do nosso corpo de permanecer parado. Outro exemplo de situação na qual podemos perceber a Lei da Inércia é quando uma pessoa está andando a cavalo. Muitas vezes o animal para bruscamente, fazendo com que o cavaleiro tenha que se segurar com muita firmeza para não “voar” por cima dele.

É muito importante ressaltar que no princípio da inércia os corpos estão em equilíbrio. Isso significa que a somatória de todas as forças que agem em determinado corpo é nula (Fr = 0), ou que não há nenhuma força agindo sobre ele.

Então podemos dizer que quando um corpo está em equilíbrio, ou ele está em repouso ou ele está em movimento uniforme, quer dizer, movimento com velocidade constante.


Por Paulo Soares da Silva
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

..................................................

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.

..................................................