Processos de imantação

Os processos de imantação são as diferentes formas possíveis de fazer com que um material não magnetizado transforme-se em um ímã.

Após o contato com o ímã, alguns materiais ficam magnetizados
Após o contato com o ímã, alguns materiais ficam magnetizados
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Imantação é o processo de magnetização de um material que não apresenta características de ímã. Após ser imantado, o material transforma-se temporariamente em um ímã.

Os materiais ferromagnéticos são aqueles sensíveis à presença de campo magnético e podem ser facilmente imantados. Eles geralmente são triturados e misturados ao minério tetróxido de triferro (Fe3O4), que é um ímã natural, para a composição de ímãs permanentes artificiais. Ferro, níquel, cobalto e determinadas ligas metálicas são exemplos de substâncias que podem ser facilmente imantadas.

Processos de imantação

Existem três formas de imantar um material. A imantação é um processo reversível, ou seja, o corpo imantado possuirá as características de um ímã somente por um pequeno espaço de tempo.

⇒ Imantação por contato

Ocorre quando o material a ser imantado permanece unido a um ímã por determinado intervalo de tempo. A atuação do campo magnético gera orientação dos elétrons constituintes do corpo, que passa a ser um ímã momentâneo. Esse fenômeno pode ser observado quando alfinetes são guardados em contato com um ímã permanente. Ao retirar os alfinetes do contato com o ímã, pode-se perceber que eles adquiriram a capacidade de produzir campo magnético.

Imantação por atrito

Ocorre quando um material desmagnetizado é friccionado a um ímã permanente sempre em um mesmo sentido. A fricção magnetizará o material, que se tornará um ímã momentâneo.

Imantação por corrente elétrica

O experimento de Oersted mostra que carga elétrica em movimento gera campo magnético. Portanto, caso um material desmagnetizado seja enrolado por um fio que conduz corrente elétrica, o campo gerado pela corrente o magnetizará.

Eletrímã utilizado em ferros-velhos para a separação de materiais
Eletrímã utilizado em ferros-velhos para a separação de materiais

A imantação por corrente elétrica é o princípio envolvido na construção dos poderosos eletroímãs utilizados em motores e na separação de materiais em ferros-velhos.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................