Sombra e Penumbra

Esquema da formação de sombra
Esquema da formação de sombra
PUBLICIDADE

Dentre as diversas aplicações e consequências do Princípio de Propagação Retilínea da Luz, podemos dar prosseguimento ao estudo do assunto relacionando-o a um fato que vemos sempre que estamos sendo iluminados por uma fonte de luz, seja ela extensa ou pontual. Sempre que colocamos algum objeto sobre a luz percebemos que há a formação de uma sombra mais escura e, às vezes, outra sombra um pouco mais clara. A essa sombra mais clara damos o nome de penumbra.

Ao colocar-se uma placa opaca (C) entre uma fonte de luz F, sendo a fonte de luz pontual ou extensa, e um anteparo (P) (parede ou mesmo uma tela branca), o anteparo irá possibilitar a formação de sombra e/ou penumbra. Portanto, podemos definir sombra como sendo a região do espaço que não recebe luz diretamente da fonte extensa ou pontual. Já a penumbra é a região que recebe apenas parte da luz direta da fonte.

Vejamos a figura acima: temos um desenho, com o respectivo esquema da formação de sombra. Já na ilustração abaixo temos apenas o esquema da formação de sombra e penumbra, a partir de uma fonte extensa.

Esquema da formação da penumbra

Vamos supor que, na figura acima, no lugar da fonte extensa F esteja o Sol; no lugar de C, a Lua; e no lugar do anteparo P seja colocada a Terra. Dessa forma, teríamos a ocorrência dos eclipses parcial e total do Sol. Dizemos que um eclipse ocorre quando os três astros (Sol, Lua e Terra) estão numa mesma reta.

Dessa forma, podemos definir que:

Eclipse solar total é a região da sombra projetada. Um observador, que se encontra na superfície da Terra, onde se projeta a sombra da Lua, não recebe luz alguma do Sol, apesar de ser dia.

Eclipse solar parcial é a região da penumbra projetada. Um observador na superfície da Terra, onde se projeta a penumbra da Lua, recebe apenas parte da luz do Sol, apesar de ser dia.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Golpe Militar
Devíamos sentir saudades dos militares no poder? Descubra!

..................................................

Insetos
Qual a importância dos insetos para o ser humano? Estude já!

..................................................