Unidades astronômicas

Como as medidas do universo são extremamente grandes, a Astronomia utiliza unidades de medida, denominadas de unidades astronômicas, que facilitam a compreensão do cosmo.

A Astronomia utiliza as unidades astronômicas para simplificar o estudo do universo
A Astronomia utiliza as unidades astronômicas para simplificar o estudo do universo
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

A Astronomia é o ramo da Física que se dedica à compreensão de fenômenos relacionados com o universo, como as forças gravitacionais, a composição dos corpos celestes, as órbitas de estrelas e planetas etc. Como as dimensões do universo são extremamente grandes, a astronomia utiliza unidades de medida que simplificam as análises do cosmos.

Abaixo estão as definições das unidades de medida de distância utilizadas pela Astronomia.

1. UNIDADE ASTRONÔMICA (UA)

A unidade astronômica, representada por au (astronomical unit), corresponde à distância média entre a Terra e o Sol e tem por objetivo expressar distâncias relativas ao sistema solar. A definição do valor de 1 au era feita com base em conceitos de gravitação newtoniana e possuía um valor que não era exato. Em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu, a partir de medidas precisas do sistema solar, que o valor de 1 au corresponde a exatos 149.597.870.700 m.

2. O ANO-LUZ

O ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz no tempo de um ano. Essa unidade é frequentemente entendida como uma unidade de tempo por causa do termo ano que a compõe. Todavia, ela é utilizada para a medida de distâncias extremamente grandes, como a distância entre duas galáxias.

Para definir o que é 1 ano-luz, precisamos saber que velocidade da luz no vácuo é de 300.000.000 m/s e que 1 ano possui 31.536.000 s. Utilizando a equação para a velocidade média, podemos encontrar a distância equivalente a 1 ano-luz.

VM = Δs
         Δt

Δs = VM . Δt

Δs = 300.000.000 x 31.536.000

Δs = 9,5 x 10 15 m

1 ano-luz = 9,5 x 10 15 m = 9,5 x 10 12 km

A galáxia mais próxima de nós é Andrômeda e está a aproximadamente dois milhões de anos-luz!

3. PARSEC

É uma unidade de distância que representa a paralaxe (diferença entre a posição de um objeto visto por dois observadores) anual de um segundo. Pode ser também entendida como a distância a que deveria estar um observador para perceber 1 au sob um ângulo de um arco de segundo. O parsec é simbolizado por pc.

1 pc = 3,08 x 10 16 m


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................