Velocidade escalar média

A velocidade escalar média é o fruto da razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo gasto para completar o percurso.

Na prova dos 100 metros rasos, a velocidade média dos atletas é definida pela razão entre os 100 m e o tempo gasto pelo atleta para completar a prova*
Na prova dos 100 metros rasos, a velocidade média dos atletas é definida pela razão entre os 100 m e o tempo gasto pelo atleta para completar a prova*
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

A velocidade escalar média é definida como a razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo total gasto para percorrer tal espaço. A equação a seguir define essa grandeza:

Vm = Δs
         Δt

Nessa equação, Δs é o espaço total percorrido pelo móvel e Δt é o tempo total gasto no percurso.

Para a determinação da velocidade média, até o tempo em que o móvel permanece parado deve ser contabilizado. Imagine uma viagem feita entre duas cidades, distantes 300 km uma da outra, e que o motorista tenha gasto 2 h até um posto de combustível, no qual permaneceu parado por 30 min (0,5 h), e mais 1,5 h até o destino final. Na determinação da velocidade média, é preciso contabilizar o tempo parado, de modo que:

Δs = 300 Km

Δt = 2h + 0,5h + 1,5h = 4h

Logo, VM = 300 Km ÷ 4 h = 75 km/h

  • Unidade de velocidade

A unidade para a velocidade média, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, deve ser o metro por segundo (m/s). Porém, em nosso cotidiano, é extremamente comum utilizarmos a unidade quilômetro por hora (km/h). A imagem abaixo mostra a transformação entre as unidades m/s e km/h por meio do fator 3,6. Isso é feito porque 1 km corresponde a 1000 m e 1 h corresponde a 3600 s.

  • Velocidade instantânea

A velocidade instantânea é a velocidade do instante observado e pode ser entendida como a velocidade calculada no menor intervalo de tempo possível. Ao olharmos para o velocímetro de um carro em movimento, a informação disponível para nós no exato momento da observação é a velocidade instantânea.

  • A velocidade média não é a média das velocidades

Imagine um veículo que andou metade de seu percurso com velocidade igual a 20 m/s e a outra metade com velocidade igual a 30 m/s. Nesse caso, não podemos dizer que a sua velocidade média é a média aritmética dos dois valores citados. Para determinar a velocidade média nesse caso, faz-se necessário conhecer a razão entre o espaço total percorrido (Δs) e o tempo total gasto (Δt).

*Crédito da Imagem: Pete Niesen / Shutterstock


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................