Francês

Francês: o idioma da cidade das luzes
PUBLICIDADE

Dentre os idiomas derivados do latim, o francês é a terceira língua mais falada no mundo. Cerca de 77 milhões de pessoas utilizam este idioma como oficial em 54 países e mais 128 milhões usam-na como segunda língua.

Ter uma segunda língua hoje em dia é o básico, mas hoje em dia, empresas perguntam “qual a sua terceira língua?” e isto faz muita diferença na hora de conseguir um bom emprego ou fazer um intercâmbio. Que tal fazer do francês a sua terceira língua?

A língua francesa é idioma oficial de países como França, Canadá (além do inglês), Costa do Marfim, Camarões, Bélgica, Ruanda, Suíça e Haiti. Veja no mapa a francofonia do mundo.

Legenda:
Azul Escuro: Língua materna
Azul: Língua administrativa
Azul Claro: Segunda língua
Quadrado verde: Minoria francofônica

Como todas as línguas, o francês possui dialetos, conheça-os: belga, suíço, quebequense, acadiano, cajuri, parisiense e marselhês.

Para se ter uma idéia da influência deste idioma na língua portuguesa, veja algumas palavras de origem francesa que são usadas em nosso cotidiano:

Abat-jour (abajur), vitraux (vitrô), champagne, menu, escargot, fondue, mis en plis, bougainville, flamboyant, Carrefour, petit-pois, champignon, rondelle, guidon (de bicicleta), capot, bonnet, soutien (sutiã), touché, bidet (bidê), crème, chemiseaux, demodée, colaint, chateau, tailler.

Agora que você já se familiarizou com o idioma, aprenda um pouco mais sobre ele nos artigos abaixo. Bons estudos! Bonne chance!


Por Marla Rodrigues
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................