Francês

Francês: o idioma da cidade das luzes
PUBLICIDADE

Dentre os idiomas derivados do latim, o francês é a terceira língua mais falada no mundo. Cerca de 77 milhões de pessoas utilizam este idioma como oficial em 54 países e mais 128 milhões usam-na como segunda língua.

Ter uma segunda língua hoje em dia é o básico, mas hoje em dia, empresas perguntam “qual a sua terceira língua?” e isto faz muita diferença na hora de conseguir um bom emprego ou fazer um intercâmbio. Que tal fazer do francês a sua terceira língua?

A língua francesa é idioma oficial de países como França, Canadá (além do inglês), Costa do Marfim, Camarões, Bélgica, Ruanda, Suíça e Haiti. Veja no mapa a francofonia do mundo.

Legenda:
Azul Escuro: Língua materna
Azul: Língua administrativa
Azul Claro: Segunda língua
Quadrado verde: Minoria francofônica

Como todas as línguas, o francês possui dialetos, conheça-os: belga, suíço, quebequense, acadiano, cajuri, parisiense e marselhês.

Para se ter uma idéia da influência deste idioma na língua portuguesa, veja algumas palavras de origem francesa que são usadas em nosso cotidiano:

Abat-jour (abajur), vitraux (vitrô), champagne, menu, escargot, fondue, mis en plis, bougainville, flamboyant, Carrefour, petit-pois, champignon, rondelle, guidon (de bicicleta), capot, bonnet, soutien (sutiã), touché, bidet (bidê), crème, chemiseaux, demodée, colaint, chateau, tailler.

Agora que você já se familiarizou com o idioma, aprenda um pouco mais sobre ele nos artigos abaixo. Bons estudos! Bonne chance!


Por Marla Rodrigues
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................