Águas subterrâneas

Emersão de águas subterrâneas.
Emersão de águas subterrâneas.
PUBLICIDADE

A água ocupa grande parte do planeta Terra, esse recurso é indispensável para a manutenção de toda forma de vida existente. Em nosso planeta, a água pode ser encontrada de diversas maneiras na natureza (rios, lagos, oceanos, calotas polares, atmosfera e no subsolo) e em três estados físicos (líquido, gasoso e sólido).

A maioria da água doce contida na natureza se encontra no subsolo. Os aqüíferos, juntamente com os rios, fornecem água para o consumo humano e também para os animais (domésticos e silvestres). A água é usada pelo homem para realizar a higiene corporal, residencial, além de servir para cozinhar os alimentos, beber e realizar atividades industriais.

No subsolo, a água se encontra em duas camadas. A primeira camada recebe o nome de zona não-saturada, nela se encontra oxigênio e água entre as rochas e solos. A segunda recebe o nome de zona saturada. Nesse caso, as lacunas dispostas entre os elementos rochosos se encontram repletas de água.

Sobre as águas subterrâneas existem dois tipos básicos de lençóis: freático e artesiano. O primeiro se encontra na zona não-saturada, próximo da superfície, fator que facilita a extração pelo homem e também a contaminação. Já as reservas de água dos lençóis artesianos se acumulam em camadas profundas do subsolo, fazendo com que sua extração seja mais difícil. O lençol artesiano está na zona saturada, por isso, para a realização de sua extração, é necessária a construção de poços artesianos, pois a água se encontra armazenada por debaixo de rochas, as quais devem ser atravessadas.


Por Eduardo de Freitas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................