Aspectos Físicos da Bahia

Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Por Wagner de Cerqueria e Francisco
PUBLICIDADE

Com extensão territorial de 564.830,859 quilômetros quadrados, a Bahia é o maior estado da Região Nordeste e o quinto maior do país, correspondendo a 6,63% da área total do Brasil. Possui 417 municípios, sendo que a capital é a cidade de Salvador. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população baiana é formada por 14.016.906 habitantes.

A Bahia é o estado que apresenta o maior número de fronteiras no Brasil. Seu território limita-se ao norte com Piauí e Pernambuco, a nordeste com Alagoas e Sergipe, a sudeste com Espírito Santo, ao sul com Minas Gerais, a sudoeste com Goiás e a oeste com Tocantins, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico – possui o maior litoral do país, com aproximadamente 900 quilômetros.

O relevo estadual é marcado por planície litorânea, depressão ao norte e a oeste, planície no centro, além de chapadas (Chapada Diamantina) e chapadões. A altitude média é de cerca de 200 metros, e o ponto mais elevado situa-se na Serra do Barbado: 2.033 metros acima do nível do mar.

O clima predominante é o tropical, com temperaturas elevadas durante grande parte do ano – a temperatura média gira em torno de 29 °C. Na Serra do Espinhaço, porém, as temperaturas são mais amenas. Já a região do sertão apresenta clima semiárido, caracterizado por longos períodos de seca.

A vegetação é bastante diversificada, composta por floresta tropical, mangues litorâneos, caatinga e cerrado. A caatinga está presente na região semiárida, ocupando a maior parte do território baiano. O cerrado é encontrado na porção oeste e a floresta tropical, bastante devastada, no sudeste.

A rede hidrográfica é formada por vários rios, com destaque para o São Francisco, que é de grande importância para a população local. Outros rios do estado são o Brumado, Capivari, Carinhanha, de Contas, Grande, Itapecuru, Jacuípe, Jequitinhonha, Pardo, Paraguaçu, Paramirim, etc.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................