Aspectos Físicos de Rondônia

Rio Madeira
Rio Madeira
Por Wagner de Cerqueria e Francisco
PUBLICIDADE

O estado de Rondônia está localizado na Região Norte, ocupando uma área de 237.590,864 quilômetros quadrados, o que corresponde a 2,8% do território nacional – é o 13° maior do país. Abriga 52 municípios, sendo que a capital é a cidade de Porto Velho. Conforme dados divulgados em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total é de 1.562.409 habitantes.

Rondônia possui fronteiras com Mato Grosso (a leste), Amazonas (ao norte), Acre (em um pequeno trecho a oeste) e com a Bolívia (a oeste e ao sul). A maior parte do território estadual situa-se no Planalto Sul-Amazônico, uma das porções do Planalto Central Brasileiro. O relevo é caracterizado por planície a oeste, depressões e pequenos planaltos ao norte e planalto a sudeste. O ponto mais elevado está localizado na serra dos Pacaás, cuja altitude é de 1.226 metros.

O clima em Rondônia é o equatorial, com temperaturas médias que variam entre 24 °C e 26 °C. A temperatura mínima pode ser de até 18 °C e a máxima, de 33 °C. O índice pluviométrico (chuvas) é elevado, variando de 1.800 mm/ano a 2.400 mm/ano. A umidade relativa do ar pode atingir mais de 90% na estação chuvosa, que ocorre entre os meses de dezembro a maio.

A cobertura vegetal predominante é a floresta Amazônica, mas também há uma faixa de cerrado na porção oeste do estado. Em razão dos constantes desmatamentos na Amazônia, o governo estadual tem criado áreas de proteção ambiental, tais como o Parque Nacional de Pacaás Novos, Reserva Biológica Nacional do Jaru, Reserva Natural de Guaporé, entre outras.

A rede hidrográfica é bastante complexa, sendo composta por vários rios, com destaque para o Madeira, que é um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Outros rios de grande importância são o Guaporé, Jaci-Paraná, Ji-Paraná, Mamoré, Abunã, Mutum-Paraná, Jamari, Aripuanã, Beni, etc.
 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................