Cartografia

A Cartografia é uma importante área do conhecimento, sendo útil para várias ciências e tecnologias da sociedade.

A Cartografia é uma importante área do saber
PUBLICIDADE

A Cartografia é a área do conhecimento e da arte responsável pela produção, interpretação e sistematização de mapas, cartas gráficas e plantas, a fim de representar uma determinada porção do espaço a partir de critérios previamente elaborados e cientificamente estabelecidos. A cartografia utiliza hoje mapas, croquis, imagens de satélites, coordenadas geográficas, entre inúmeras outras informações que combinam a produção clássica de cartogramas até as mais avançadas técnicas de geoprocessamento.

O primeiro mapa produzido, ou melhor dizendo, o mapa mais antigo até hoje encontrado foi criado no ano de 2.500 a.C. e possui, portanto, mais de 4.500 anos de idade. Ele foi elaborado sobre uma placa de argila, que ilustrava o percurso do rio Eufrates, localizado na antiga Mesopotâmia. Ao longo da pré-história também foram produzidos muitos mapas e esboços em pedaços de rochas e, principalmente, de madeira, o que evidencia o fato de esse ser um dos mais antigos sistemas de comunicação operados pela humanidade.

No entanto, se considerarmos apenas os mapas elaborados a partir de um processo um pouco mais sistematizado, podemos atribuir os primeiros mapas à civilização grega, que realizou suas primeiras representações da superfície por volta do século VI a.C. Os chineses, por volta do século IV a.C., também já dispunham de técnicas semelhantes, assim como acontecia com os babilônios.

Em termos mais científicos, contudo, foram Erastóstenes de Cirene e Hiparco que fundamentaram as bases metodológicas de produção e sistematização da Cartografia moderna durante o século III a.C. As escolas de Atenas e Esparta produziram, assim, inúmeros avanços, tais como a sistematização de todo o mundo conhecido, a postulação da esfericidade da Terra, a criação das latitudes e longitudes, entre outros.

O maior cartógrafo dessa época foi Claude Ptolomeu, que produziu um Atlas (chamado de Geografia) com representações e informações sobre todos os espaços até então explorados. Esse Atlas acabou sendo traduzido para os povos europeus e, assim, fundamentou as bases do pensamento científico moderno.

Graças aos avanços das técnicas e das ciências, bem como pela necessidade demandada pelas expansões marítimas europeias e pelos sucessivos períodos de guerra, a Cartografia foi apresentando cada vez mais avanços.

Na Segunda Guerra Mundial, essa área das ciências realizou um dos seus maiores saltos qualitativos, pois os aviões permitiram a realização de fotografias aéreas, uma técnica chamada de aerofotogrametria, o que melhorou significativamente a precisão dos mapas. Já durante a Guerra Fria, quando os soviéticos e, depois, os norte-americanos enviaram seus primeiros satélites ao espaço, o georreferenciamento emergiu como uma importante técnica a partir da criação dos SIGs (Sistemas de Informações Geográficas).

Atualmente, a maior parte dos mapas é produzida a partir de imagens de satélites, com avanços que permitem que as pessoas acessem mapas de ruas e demais tipos de localidades por meio de mapas impressos, aparelhos de GPS e, até mesmo, do próprio celular. Portanto, a Cartografia torna-se cada vez mais útil para o cotidiano das pessoas.

Abaixo você poderá encontrar mais informações e textos de Cartografia, com destaque para os elementos de produção de mapas, as coordenadas geográficas, os SIGs, os instrumentos de localização, as projeções cartográficas, entre inúmeros outros temas.

Aproveite os nossos textos e boa leitura!


Por Me. Rodolfo Alves Pena


Por Rodolfo F. Alves Pena
ARTIGOS DE "Cartografia"
Confira os artigos da seção Cartografia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................