Clima

O clima representa a sucessão cíclica dos diferentes comportamentos do tempo atmosférico, sendo uma resultante dos fatores e dos elementos climáticos.

O clima representa a sucessão de condições temporais atmosféricas
O clima representa a sucessão de condições temporais atmosféricas
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O que é o Clima?

O clima é o conjunto de características apresentadas pela atmosfera a partir de comportamentos cíclicos e relativamente duradouros que é resultante dos diferentes fatores que interferem na dinâmica atmosfera. Dentre essas características, podemos citar as temperaturas, umidade, pressão atmosférica e outros.

É importante, nesse sentido, que se estabeleça a distinção entre clima e tempo. O clima, como já dissemos, representa as características mais duradouras, com padrões cíclicos mais ou menos definidos. Por outro lado, o tempo atmosférico representa as condições momentâneas da atmosfera, geralmente algo rápido, passageiro ou que aborde uma escala de tempo muito limitada, de dias ou horas.

Por exemplo:

a) hoje choveu muito: tempo atmosférico.

b) chove muito nessa região durante o verão: clima

c) na última semana as temperaturas ficaram estáveis: tempo atmosférico

d) as temperaturas da Terra aumentaram, em média, 2ºC nos últimos 100 anos: clima

Portanto, o clima representa uma sucessão repetitiva de tipos de tempos atmosféricos.

Os elementos climáticos

Os elementos climáticos representam as diferentes composições da atmosfera que podem ser diretamente mensuradas, tais como os índices de chuvas, a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica, a radiação solar e os ventos.

As chuvas representam um elemento climático
As chuvas representam um elemento climático

A presença em maior ou menor grau de cada um desses elementos pode influenciar diretamente o clima ou o tempo atmosférico de uma determinada região. Em áreas de elevada umidade, por exemplo, as temperaturas tendem a conservar-se mais por causa do calor específico da água presente na atmosfera em forma de vapor, por isso, dizemos que áreas muito úmidas apresentam baixas amplitudes térmicas, ou seja, uma variação pequena entre a temperatura mais alta e a mais baixa.

Os fatores climáticos

Os fatores climáticos, por sua vez, são aqueles que influenciam o comportamento ou a influência dos elementos climáticos, sendo responsáveis, portanto, pelas alterações do clima e suas variações nos diferentes lugares da Terra. Podem ser citados como principais fatores climáticos a altitude, a latitude, as correntes marinhas, as massas de ar, o relevo, a vegetação, além da maritimidade e continentalidade.

Assim, em uma área próxima ao litoral, por exemplo, que sofre os efeitos da maritimidade, a tendência é haver a presença de mais umidade, esta vinda dos oceanos. Por isso, nessas regiões, a tendência é que as temperaturas apresentem uma menor amplitude térmica. Nesse caso, temos um fator climático alterando um elemento do clima e, consequentemente, a dinâmica e o comportamento da atmosfera em um determinado ambiente.

A maritimidade é um dos fatores que influenciam o clima
A maritimidade é um dos fatores que influenciam o clima


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

..................................................

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.

..................................................