Espírito Santo

  O Espírito Santo é um estado brasileiro localizado na Região Sudeste. Faz fronteira com Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico. A sigla do estado é ES.

Confira a seguir alguns dados selecionados do Espírito Santo, estado que está entre os destaques na produção de petróleo no país, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: Estados do Brasil – unidades da federação com governos autônomos

Tópicos deste artigo

Dados gerais do Espírito Santo

  • Região: Sudeste do Brasil.

  • Capital: Vitória.

  • Gentílico: capixaba ou espírito-santense.

  • Governo: democrático representativo, com eleições periódicas.

  • Área territorial: 46.074,447 km² (IBGE, 2020).

  • População: 4.064.052 de habitantes (estimativa IBGE, 2020).

  • Densidade demográfica: 76,25 hab./km² (IBGE, 2010).

  • Fuso: - 3, ou seja, atrasado 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

  • Clima: tropical úmido, com temperatura média anual de 23 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do Espírito Santo

Localizado na Região Sudeste do Brasil, o Espírito Santo faz fronteira com três estados brasileiros: Bahia (norte), Minas Gerais (oeste) e Rio de Janeiro (sul), sendo banhado pelo Oceano Atlântico, a leste.

Com uma área pouco maior do que 46 mil km², o Espírito Santo é o quarto menor estado brasileiro. Seu relevo é constituído basicamente por planaltos, morros e serras. No litoral, há também planícies, que dão origem a praias e restingas.

À medida que se avança ao interior, as regiões serranas começam a aparecer, dando origem a altitudes superiores a 2000 m. No Espírito Santo, localiza-se o terceiro maior pico do país: o Pico da Bandeira, com 2.890 m de altitude, que é o maior do estado.

Pedra dos Cinco Pontões, em Itaguaçu, Espírito Santo.
Pedra dos Cinco Pontões, em Itaguaçu, Espírito Santo.

O clima é, basicamente, tropical úmido, com índices pluviométricos de 1400 mm anuais, concentrados entre dezembro e março. As médias termais ficam em torno de 23 ºC, mas aumentam de acordo com a altitude das serras capixabas.

O estado possui vários parques de preservação ambiental, como o Parque Estadual Pedra Azul, Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual Paulo César Vinha, Parque Estadual do Forno Grande e Parque Nacional do Caparaó. Em Forno Grande, está localizado o segundo pico mais alto do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, com 2.039 m de altitude. Já o Pico da Bandeira está em Caparaó. Todos os parques possuem quedas d’água e trilhas que possibilitam aventuras inesquecíveis para os adeptos do turismo natural.

Na hidrografia, rios importantes alimentam o sistema hídrico do estado, como o Rio Doce, o Rio Santa Maria, o Rio Itapemirim, o Rio São Mateus e o Rio Jucu. Esse último é responsável pelo abastecimento de água de 60% da população de Vitória e região.

Veja também: Bacia Platina – um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul

História do Espírito Santo

Documentos apontam que Vasco Coutinho, um donatário português, aportou na capitania destinada a ele, na Prainha de Vila Velha, em 23 de maio de 1535. Foi Coutinho quem batizou a capitania com o nome que conhecemos hoje.

Antes da chegada dos europeus, o território era habitado por povos indígenas, como aimorés, goitacás etc. Durante os primeiros anos de colonização portuguesa, no século XVI, embates entre indígenas e europeus eram frequentes, até que, em 1551, houve uma vitória portuguesa e o início efetivo da exploração regional.

Essa exploração aconteceu com o plantio de cana-de-açúcar, o principal produto da economia capixaba até meados do século XIX, quando foi substituído pelo café. Durante o plantio da cana, a principal mão de obra nos canaviais era a de africanos escravizados.

No século XIX, com o plantio do café e declínio do sistema escravista, levas de imigrantes aportaram no Espírito Santo, principalmente alemães e italianos. O norte do estado, até então pouco povoado e desenvolvido, começou a receber populações inteiras. Com isso, estava sendo moldado o caráter cultural dos capixabas, com a presença de indígenas, europeus e negros.

Mapa do Espírito Santo

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Demografia do Espírito Santo

De acordo com estimativas do IBGE, a população capixaba, em 2020, era de pouco mais de 4 milhões de pessoas, com um crescimento populacional de 1,13% ao ano. Essa população é composta, em sua maioria, por brancos, seguidos de pardos, negros e indígenas.

No fim do século XIX, o estado recebeu ondas consideráveis de imigrantes europeus, como italianos, alemães e portugueses, o que pode explicar a presença majoritária da etnia branca na população.

Diferentemente de outros estados brasileiros, em que a capital é a cidade mais populosa, no Espírito Santo, a cidade mais populosa não é Vitória, que, em 2020, contava com 365.855 pessoas, ocupando a quarta posição no ranking populacional. As três cidades mais populosas do estado são: Serra (527.240 pessoas), Vila Velha (501.325 pessoas) e Cariacica (383.917 pessoas).

 Vitória, capital do Espírito Santo.
Vitória, capital do Espírito Santo.

Ainda de acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Espírito Santo, em 2010, era de 0,740, ocupando a sétima posição no ranking nacional desse índice.

Divisão geográfica do Espírito Santo

O estado do Espírito Santo está dividido em 78 municípios. Segundo a divisão regional do Brasil em regiões intermediárias, proposta pelo IBGE em 2017, o estado conta com quatro regiões intermediárias. As quatro macrorregiões são: Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeira do Itapemirim. Observe-as no mapa a seguir.

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Economia do Espírito Santo

A economia capixaba é bastante diversificada, variando conforme as riquezas naturais e estruturais do estado. Apesar de ser o estado menos rico da Região Sudeste, o Espírito Santo é destaque nacional em alguns produtos comercializados no mercado nacional e internacional. Os três setores da economia estão presentes na composição do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, mas têm destaque os setores primário e secundário.

Na agricultura, o estado é o segundo maior produtor e exportador de café do país, além de ser o primeiro na produção nacional de mamão. O Espírito Santo conta também com importantes jazidas de petróleo, que são exploradas pela Petrobras. O estado é o segundo maior produtor desse mineral no país.

O extrativismo mineral conta, também, com grandes reservas de mármore e granito e ampla variedades de cores, sendo referência nacional.

O Espírito Santo também tem papel de destaque na produção de celulose, no município de Aracruz. Outras cidades, como Cachoeira de Itapemirim e Vitória, abrigam parques da indústria de transformação e siderúrgica, gerando emprego e renda para a população regional.

Leia também: Quais são os 10 países mais pobres do mundo?

Bandeira do Espírito Santo

Governo do Espírito Santo

O governo capixaba é exercido pelo governador do estado, chefe do Executivo local, eleito com eleições periódicas, as quais são realizadas de quatro em quatro anos. A sede do governo do estado se encontra no Palácio Anchieta, em Vitória.

O nome do palácio é uma homenagem ao padre José de Anchieta, que viveu no Brasil, no século XVI, mesma época em que a edificação foi construída. Esse palácio é sede do governo desde 1798.

Infraestrutura do Espírito Santo

O Espírito Santo conta com uma infraestrutura extremamente importante para a economia nacional. O estado possui três portos marítimos, que são utilizados para o escoamento da produção da Região Sudeste e de alguns estados do Centro-Oeste.

Na capital capixaba, há dois portos: o Porto de Vitória e o complexo Vale do Tubarão. Esse último é responsável por cerca de 13% de todo o PIB do estado. Datado da década de 1960, o Porto de Tubarão, como é conhecido, exporta todo tipo de produto, sendo uma importante integração com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), outra grande obra de infraestrutura do Brasil. Produtos como minério de ferro, aço, soja, carvão e calcário passam pela rodovia e são exportados pelo porto.

Destaca-se também a Ferrovia Centro-Atlântica, que é usada para interligar Vitória com o estado do Rio de Janeiro. Essa ferrovia é uma das mais importantes vias de ligação entre o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país, afetando diretamente estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo, além do Distrito Federal.

Como artéria principal, o Espírito Santo conta com a BR-101, uma das maiores do Brasil, que interliga todo o litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Para o interior, a ligação é feita por meio da BR-262, que interliga a capital capixaba a estados localizados a oeste, como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Cultura do Espírito Santo

Devido à forte miscigenação vivenciada em solo capixaba, a cultura do Espírito Santo é marcada por uma grande diversidade. O estado também conta com inúmeros centros turísticos.

Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.
Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo.

No município de Muqui, sul do estado, acontece o Encontro Nacional de Folia de Reis, entre agosto e setembro. Nessa mesma cidade, é realizada a manifestação do Boi Pintadinho, que, em outras regiões, pode ser conhecida como bumba meu boi.

Outras manifestações folclóricas são bastante conhecidas no Espírito Santo, como o Congo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, Jongo, além de grupos de capoeira, dada a proximidade com a Bahia.

Na gastronomia, os capixabas possuem um prato que é famoso internacionalmente: a moqueca capixaba. Uma das diferenças com relação à moqueca baiana é que a capixaba é feita com leite de coco, o que rendeu a essa iguaria o Dia da Moqueca, homenagem criada por meio da Lei Municipal 8.213/2012, comemorado em 30 de setembro, na capital do estado, Vitória.

Para os apreciadores das artes e literatura, o Teatro Carlos Gomes, no centro de Vitória, é uma ótima opção. É o teatro mais antigo do Espírito Santo, datado da década de 1920, uma verdadeira herança histórica. Na mesma cidade, encontramos o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), que recebe exposições artísticas nacionais e internacionais.  

Por: Átila Matias

Artigos de Espírito Santo

Aspectos Físicos do Espírito Santo

Elementos naturais desse estado do Sudeste brasileiro.

Vitória

Conheça aspectos gerais de Vitória. Aprenda sobre a geografia e a história dessa cidade, bem como entenda sua economia e a cultura.