Florestas Temperadas

Caracterísitica de uma floresta temperada
Caracterísitica de uma floresta temperada
Por Tiago Dantas
PUBLICIDADE

Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile. Os índices pluviométricos são, em média, de 75 a 100 centímetros por ano e o solo das florestas temperadas são bastante ricos em nutrientes.

Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante. No outono, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, formando um verdadeiro “tapete” de matéria orgânica. No inverno, o clima é muito frio e úmido, sempre resultando na formação de neve.

Existem dois tipos de florestas temperadas. O aspecto que as diferencia é a ocorrência ou não da queda das folhas no inverno. Quando as árvores perdem folhas periodicamente, a floresta é chamada de caducifólia, quando isso não ocorre, é denominada de perenifólia.

A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, sobreiros, sequóias, etc. A fauna também é variada, há muitos insetos, ursos, felinos, aves noturnas, esquilos, etc. Durante o inverno, alguns animais migram para regiões mais quentes e outros hibernam. Embora as florestas temperadas não tenham uma biodiversidade tão grande como as florestas tropicais, nelas são encontradas espécies únicas de plantas e animais.


Por Tiago Dantas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................