Geografia do Brasil

Aspectos geográficos do Brasil
PUBLICIDADE

Localizado no subcontinente sul-americano, o Brasil, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, é o quinto maior país do planeta. Essa grande área é habitada por mais de 190,7 milhões de pessoas, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 22,4 habitantes por quilômetro quadrado.

O território brasileiro, em função da sua magnitude espacial, apresenta uma variedade climática e abriga a maior biodiversidade do planeta, em especial na Floresta Amazônica. O país possui uma grande diversidade paisagística, com belezas naturais únicas.

Na economia, o Brasil tem se destacado entres os países emergentes. O setor agropecuário é bem desenvolvido e a indústria está em constante processo de expansão e diversificação. O Produto Interno Bruto Nacional (PIB) já ultrapassou a marca de 1,6 trilhão de dólares, classificando-se entre os maiores do planeta.

Essa seção tem por objetivo abordar os elementos geográficos do Brasil. Para facilitar as pesquisas dos leitores e organizar de forma mais homogênea os artigos, a seção foi dividida em Geografia Humana do Brasil e Geografia Física do Brasil. No entanto, é importante ressaltar que os aspectos físicos e humanos estão diretamente relacionados, visto que ocorre a interação desses elementos, sendo a relação homem-meio a principal responsável pela organização espacial.

Confira os textos disponibilizados nas nossas subseções sobre Geografia do Brasil.

Boa leitura!


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Geografia do Brasil"
Confira os artigos da seção Geografia do Brasil
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................