Geografia Física do Brasil

Elementos físicos do território brasileiro
PUBLICIDADE

Localizado na América, mais precisamente no subcontinente sul-americano, o Brasil, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, é o quinto maior país do planeta, atrás da Federação Russa, Canadá, China e Estados Unidos da América (EUA) respectivamente.

Seu território, situado a oeste do Meridiano de Greenwich, integra o Hemisfério Ocidental. O país é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que 7% de sua área pertença ao Hemisfério Setentrional (Norte) e 93%, ao Hemisfério Meridional (Sul).

Em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o Brasil apresenta áreas em duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico). Esse é um dos principais elementos responsáveis pela diversidade climática no país.

O Brasil também comporta um mostruário bastante diversificado das principais paisagens ecológicas do planeta. Os biomas encontrados no país são: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e Zonas Litorâneas.

Confira nossa subseção e conheça as características de cada bioma brasileiro, a posição geográfica do Brasil, os climas predominantes no país, o relevo, hidrografia, entre outros elementos da Geografia Física do Brasil.

Boa leitura!


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Geografia Física do Brasil"
Confira os artigos da seção Geografia Física do Brasil
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................