Geografia Física do Brasil

Elementos físicos do território brasileiro
PUBLICIDADE

Localizado na América, mais precisamente no subcontinente sul-americano, o Brasil, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, é o quinto maior país do planeta, atrás da Federação Russa, Canadá, China e Estados Unidos da América (EUA) respectivamente.

Seu território, situado a oeste do Meridiano de Greenwich, integra o Hemisfério Ocidental. O país é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que 7% de sua área pertença ao Hemisfério Setentrional (Norte) e 93%, ao Hemisfério Meridional (Sul).

Em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o Brasil apresenta áreas em duas zonas climáticas: Zona Intertropical (entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio) e Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico). Esse é um dos principais elementos responsáveis pela diversidade climática no país.

O Brasil também comporta um mostruário bastante diversificado das principais paisagens ecológicas do planeta. Os biomas encontrados no país são: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e Zonas Litorâneas.

Confira nossa subseção e conheça as características de cada bioma brasileiro, a posição geográfica do Brasil, os climas predominantes no país, o relevo, hidrografia, entre outros elementos da Geografia Física do Brasil.

Boa leitura!


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Geografia Física do Brasil"
Confira os artigos da seção Geografia Física do Brasil
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................