Geografia Humana do Brasil

População brasileira
PUBLICIDADE

A população brasileira é bastante diversificada, apresentando grande pluralidade étnica e cultural. Esse aspecto é uma consequência do processo de ocupação do território, que, antes da chegada dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, já era habitado por grupos indígenas. Com o passar do tempo, ocorreu a miscigenação, ou seja, interação entre diferentes etnias.

Além de diversificada, a população brasileira é bastante numerosa. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.732.694 habitantes. Esse contingente populacional está distribuído em cinco complexos regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), que somados apresentam 26 estados e 1 Distrito Federal.

A divisão regional é realizada pelo IBGE, que utiliza como critério agrupar em uma mesma Região os estados que possuem semelhanças nos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais, facilitando a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas no território nacional.

Essa subseção tem por objetivo a abordagem dos aspectos humanos do Brasil. Nesse sentido, disponibilizamos artigos sobre as características da população, a distribuição populacional pelo país, as relações econômicas, os aspectos culturais, a organização espacial do Brasil, as relações homem-meio e suas consequências no território brasileiro, entre outros assuntos pertinentes.

Confira nossos textos!
 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Geografia Humana do Brasil"
Confira os artigos da seção Geografia Humana do Brasil
Início Anterior 1 2 Próximo Último
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................