Geografia Urbana

Segregação no espaço urbano
PUBLICIDADE

As relações homem-meio são responsáveis pela configuração do espaço geográfico, e uma das consequências desse processo é o arranjo estrutural das cidades. Esse tema é o principal objeto de estudo da Geografia Urbana, que consiste em uma vertente voltada para a análise das relações socioeconômicas no espaço urbano.

Produzido e reproduzido por meio de ações coordenadas, o espaço urbano é modelado seguindo uma ordem dos interesses econômicos. Sendo assim, o capital cria espaços privilegiados para atrair empresas e cria bairros com infraestruturas diferenciadas para a população de classe alta e para a de menor poder aquisitivo, provocando, assim, a segregação residencial e a exclusão de alguns locais da cidade.

Em decorrência da ocupação do solo urbano estar baseada na lógica capitalista de apropriação privada do espaço mediante o pagamento do valor da terra, parte da população não dispõe de renda suficiente para conseguir espaços para habitação, passando a abrigar lugares inadequados, como, por exemplo, as encostas de morros.

Esse fenômeno gera vários transtornos, principalmente para os habitantes, que, por morarem em espaços sem infraestrutura adequada, são afetados por vários problemas de ordem socioambiental: enchentes, deslizamentos, ausência de saneamento ambiental, violência, etc.

Nessa seção, o leitor encontrará artigos que abordam temas sobre a configuração do espaço urbano, ocupação do solo, segregação residencial, problemas socioeconômicos das cidades, desastres ambientais no espaço urbano, violência, entre outros assuntos relacionados à Geografia Urbana.

Boa leitura!


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Geografia Urbana"
Confira os artigos da seção Geografia Urbana
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................