Geomorfologia

A Geomorfologia ocupa-se do estudo das formas superficiais de relevo, seus processos de formação geológica e sua dinâmica de transformação.

A Geomorfologia é a ciência que se ocupa do estudo sobre a formação e a dinâmica da superfície terrestre
A Geomorfologia é a ciência que se ocupa do estudo sobre a formação e a dinâmica da superfície terrestre
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

A Geomorfologia é a ciência que se ocupa do estudo das formas superficiais de relevo, seus processos de formação geológica e sua dinâmica de transformação. É um estudo amplo e que não se limita à compreensão do relevo de maneira estática, mas de todos os elementos e encadeamento de fatores que contribuem para a transformação do modelado terrestre em distintas escalas de tempo. Portanto, ela procura analisar os agentes endógenos e exógenos de formação do relevo.

  • Agentes internos de formação do relevo

São chamados de fatores endógenos ou internos os elementos naturais que atuam na dinâmica interna da crosta terrestre. São os processos de orogênese e epirogênese. Entre eles, estão o tectonismo e o vulcanismo, que se originam especialmente dos movimentos das placas tectônicas.

Os fatores exógenos ou externos são os elementos que atuam na dinâmica externa da crosta terrestre. Os principais fatores externos são o intemperismo e a ação humana.

Ciência em evolução

Por meio do entendimento desses fatores, a Geomorfologia busca compreender a formação dos tipos de relevo e a constituição dos solos para ampliar os conhecimentos sobre a conservação dos solos, áreas propícias à ocupação humana, bem como as áreas de maior risco para a segurança das pessoas.

Desde o seu surgimento, a Geomorfologia, como grande parte das ciências, foi superando o seu caráter essencialmente categorizador e descritivo para se ocupar também das relações antrópicas que permeiam a formação e dinâmica do relevo. Tornou-se, assim, uma ciência mais útil, tanto para analisar as vantagens e riscos da ocupação humana ou comercial como para conhecer melhor a dinâmica terrestre e sua interferência nas sociedades.


Por Amarolina Ribeiro
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................