Grécia

A Grécia, berço da civilização ocidental, ficou recentemente marcada pelo avanço de uma profunda crise econômica.

Bandeira da Grécia
Bandeira da Grécia
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

A Grécia é um país localizado na porção sul da Europa, fazendo fronteira com a Albânia, a Macedônia e a Bulgária, ao norte, e com a Turquia, a nordeste. O país é banhado a leste pelo Mar Egeu, ao sul pelo Mar de Creta e a oeste pelo Mar Jônico, todos esses mares pertencentes ao Mar Mediterrâneo. Conhecida como o berço da civilização ocidental, a Grécia possui 11,4 milhões de habitantes que vivem em uma área territorial de 131.960 km², perfazendo uma densidade demográfica de 87 pessoas por quilômetro quadrado.

O território grego encontra-se dividido em uma zona continental e uma área composta por mais de 2000 ilhas, das quais apenas 170 encontram-se habitadas. A maior dentre essas ilhas é a de Creta, localizada no Mar de Creta. Mas é no Mar Egeu e no Jônico que a maior parte do arquipélago situa-se, conforme podemos observar no mapa a seguir:

Mapa de localização da Grécia na Península Balcânica
Mapa de localização da Grécia na Península Balcânica

O relevo da Grécia encontra-se majoritariamente composto por um conjunto de montanhas, o que revela o seu caráter geologicamente recente. Existem também as chamadas terras baixas, que são de planície e resumem-se aos vales fluviais e a algumas zonas costeiras. O clima predominante é o mediterrâneo, muito influenciado pelas altitudes, pela latitude e pela maritimidade, com invernos suaves e verões muito quentes, exceto nas regiões mais ao norte, em que o frio é mais rigoroso.

O sistema político do país é a República, contando com um presidente e com um primeiro-ministro. Ao todo, o parlamento é composto por 300 deputados, que são eleitos para exercerem os seus mandatos durante um período de quatro anos.

Economicamente, a Grécia integra a União Europeia desde o ano de 1981, quando esta ainda se chamava Mercado Comum Europeu. Em razão de choques políticos e comerciais, os gregos chegaram a ameaçar saírem do bloco em várias ocasiões, o que nunca se concretizou. Os anos de 2008 e 2009 marcaram um período de intensa crise econômica, causada pelo elevado deficit público e pela dependência econômica do país frente ao mundo desenvolvido que também estava em crise.

Os vários empréstimos contraídos junto à UE e ao FMI tiveram como consequência a adoção de uma série de medidas de austeridade, com cortes de gastos públicos e outras ações, elevando o desemprego e causando a revolta na população, que tomou as ruas e gerou vários conflitos com a polícia.

A economia da Grécia, a despeito desses problemas, é caracterizada pelo elevado peso do setor de serviços, que contribui com mais de 80% do PIB do país, contra os 16% do setor industrial e os 4% do setor agropecuário e extrativista. Essa concentração no setor terciário deve-se à força do turismo no país, à tendência atual de direcionamento das economias para o comércio e ao fraco desempenho histórico das indústrias e da agricultura na Grécia.

Dados sobre a Grécia*:

Localização: Sul da Europa

Extensão territorial: 131.960 km²

Sistema de Governo: República

Atual presidente: Károlos Papúlias

Atual primeiro-ministro: Antónis Samarás

Capital: Atenas

Idioma: Grego

Religiões: Cristianismo (95%), outras (5%).

População: 11.418.878 habitantes

Densidade demográfica: 87 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional: 0,233%

Taxa de natalidade: 10 por mil

Taxa de mortalidade: 10 por mil

População residente em área rural: 62%

População residente em área urbana: 38%

População subnutrida: menor que 5%

Esperança de vida ao nascer: 80 anos

Domicílios com acesso à água potável: 100%

Domicílios com acesso à rede sanitária: 98%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,860 (alto)

Moeda: Euro

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 248,9 bilhões

PIB per capita: US$ 22.377 de pessoas

População Economicamente Ativa: 56%

Gastos públicos com saúde: 6,1% do PIB

___________________

* Dados extraídos do IBGE países referentes ao ano de 2013.


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................