Marte

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar tendo como referência o Sol, ele é conhecido também como Planeta vermelho.

Marte: o “planeta vermelho”
Marte: o “planeta vermelho”
Por Wagner de Cerqueria e Francisco
PUBLICIDADE

Conhecido como o planeta vermelho, Marte é o quarto planeta do Sistema Solar tendo como referência o Sol. Seu diâmetro é de 6.794 quilômetros, cerca de metade do diâmetro da Terra, que é de 12.756 quilômetros. A atmosfera, bastante rarefeita, é composta de dióxido de carbono, nitrogênio e, em menor escala, de oxigênio, argônio e néon.

A distância de Marte ao Sol é de 228 milhões de quilômetros. O tempo de duração do movimento de rotação desse planeta (deslocamento em torno de seu próprio eixo) é de 24 horas e 34 minutos, portanto, esse é o tempo de um dia em Marte. Já a duração dos anos é de 687 dias terrestres.

A temperatura média em Marte é de aproximadamente 60 graus Celsius negativos, fato que impossibilita a existência de água no estado líquido. Porém, em 2001, a Agência Espacial Americana – NASA (Agência Nacional do Espaço e da Aeronáutica) – realizou uma missão nesse planeta, através da sonda Mars Global Surveyor. As imagens obtidas demonstraram erosões na superfície marciana, possivelmente causadas pelo escoamento de água no estado líquido.

Esse fato impulsionou as pesquisas astronômicas sobre Marte, que, entre todos os outros planetas, é o que apresenta o ambiente mais semelhante com a Terra. A NASA objetiva explorar o planeta vermelho, e a existência de água no estado líquido é mais um elemento motivador. De 1965 a 2011, 20 missões espaciais já foram realizadas em Marte.

Curiosidades:

- Marte possui calotas de gelo nos polos e é visível a olho nu à noite.

- Uma espaçonave leva cerca de 60 dias para realizar uma viagem da Terra a Marte.
 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................