Matérias-primas

As matérias-primas são de fundamental importância, pois, a partir delas, fabricam-se os produtos comercializados economicamente.

A madeira é uma importante matéria-prima
A madeira é uma importante matéria-prima
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

As matérias-primas são recursos naturais, materiais ou substâncias que são utilizados para produzir uma determinada mercadoria. Trata-se da base sobre a qual nós fabricamos um determinado produto, de forma que tudo o que consumimos provém de uma ou mais matérias-primas, exceto aquelas que são consumidas diretamente.

No âmbito da economia, as matérias-primas são muito estratégicas, pois a variação em seus preços pode afetar o preço de seus produtos subsequentes, provocando um “efeito dominó” em toda a sociedade. Em muitos casos, quando elas ficam muito encarecidas, a tendência é haver um efeito inflacionário, ou seja, um encarecimento médio elevado dos produtos em geral, o que aumenta o custo de vida.

As matérias-primas podem ser naturais ou transformadas. As naturais são aquelas que são utilizadas diretamente, ou seja, não passaram por nenhum processo industrial ou artesanal antes de serem empregadas na fabricação de um produto ou até antes de ser consumida. Já as matérias-primas transformadas resultam de algum tipo de intervenção, construção ou modificação. Por exemplo: o tecido é a matéria-prima transformada utilizada para a fabricação de roupas, enquanto o algodão é uma matéria-prima natural, pois é encontrado diretamente na natureza ou nas lavouras.

Outra classificação das matérias-primas refere-se à suas origens, existindo a matéria-prima vegetal, a mineral e a animal.

A matéria-prima vegetal advém das árvores e da flora como um todo, e a mais conhecida é a madeira. Além disso, frutos e vegetais diversos também são encaixados nessa tipificação, pois, a partir deles, podem ser fabricados os mais variados produtos. Boa parte da disponibilidade desses recursos advém do cultivo e, principalmente, da preservação dos meios naturais.

A matéria-prima mineral é extraída do subsolo e composta por recursos naturais não renováveis, ou seja, que se esgotarão caso a sua exploração continue acontecendo. Dentre os exemplos, podemos citar a bauxita (utilizada para produzir o alumínio), o ouro, o cobre, o zinco, o amianto e incontáveis outros tipos.

Já a matéria-prima animal advém da caça, da pesca e também da pecuária. O cultivo de animais ocorre para a comercialização de carne, leite, peles e até para o transporte, tal como no caso dos equinos.

No contexto da economia global e da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em geral, os países desenvolvidos costumam importar em maior quantidade as matérias-primas, enquanto os países subdesenvolvidos são, quase sempre, dependentes de sua exportação. O Brasil é um dos maiores exportadores de matérias-primas e produtos primários, tais como a soja, o café e a cana-de-açúcar.


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................