Modernização e crescimento do Brasil

Com a modernização do país a população teve acesso aos meios de comunicação, como a televisão.
Com a modernização do país a população teve acesso aos meios de comunicação, como a televisão.
PUBLICIDADE

Durante o século XX, no campo econômico, o Brasil alcançou um bom índice de crescimento, se inseriu no grupo dos três países que mais alcançou níveis altos de ascensão, entre os anos de 1890 e 1980.

No ano de 1890, existiam restritas 50 nações independentes, e o Brasil não se colocava entre as vinte primeiras economias mundiais. Mais tarde, passados cem anos, em 1990 o mundo já apresentava outra configuração, agora com aproximadamente duzentas nações independentes, o Brasil também mudou o panorama de destaque diante do cenário mundial, ocupando a oitava economia com um dos maiores PNBs, era superado somente pelas nações potências, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e China.

No entanto, no final do século XX a economia brasileira deixou a condição de oitava economia, e nos primeiros anos do século XXI, foi superado por outras que apresentavam percentuais de crescimento maiores, isso se deve também ao baixo desempenho das atividades econômicas e sucessivas crises.

Apesar de perder o posto entre as principais economias do mundo, o Brasil conseguiu, durante esse período, ingressar no processo de modernização de uma forma acelerada e intensa. Na segunda metade do século XX presenciou um grande desenvolvimento industrial e, conseqüentemente, de urbanização que deu origem a um país razoavelmente moderno, de característica urbana, industrializado e de economia complexa, que coloca em evidência a diferença em relação ao país no século XIX, que tinha na produção de café e demais atividades rurais as fontes de receitas.

As transformações e avanços ocorridos na economia e no sistema produtivo produziram reflexos também na ordem social, os serviços de infra-estrutura puderam ser oferecidos à população, proporcionando uma melhor qualidade de vida, dos quais se destacam o acesso à eletricidade, água tratada, acesso aos meios de comunicação em massa como o rádio, televisão, aumento na expectativa de vida e diminuição nas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil.

Salvo que as transformações foram acontecendo de forma isolada e parcial, pois o país apresenta dados desanimadores em relação às taxas de analfabetismo que ultrapassam os 15 milhões de pessoas com mais de 15 anos, índices raros em comparação com a maioria das nações, além disso, milhões de residências não contam com o serviço de esgoto e água tratada.

Diante das mudanças apresentadas podemos constatar que tais evoluções tiveram ligadas aos setores financeiros como a economia e a indústria, e o humano foi tratado com displicência, pois a camada de pobreza cresce assustadoramente, e acentua continuamente as desigualdades sociais.


Por Eduardo de Freitas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Cidades Populosas
Veja quais são as cidades mais populosas do Brasil.

..................................................

Área do Losango
Descubra exemplos de como calcular a área do losango!

..................................................