Movimento de rotação

Esboço simples do movimento de rotação, que demonstra a noite e o dia.
Esboço simples do movimento de rotação, que demonstra a noite e o dia.
PUBLICIDADE

O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados no espaço sideral. Os principais são: rotação, translação, além de outros menos conhecidos como o de precessão e nutação. Isso mostra que o nosso planeta é dinâmico, pois tais eventos refletem diretamente nos seres vivos e nas características naturais da Terra.

O movimento de rotação é um deslocamento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, no sentido anti-horário ou oeste-leste. O tempo gasto para a conclusão desse movimento é de 24 horas ou 1 dia (o tempo preciso é de 23: 56: 4,9).

Tal movimento é responsável pela alternância dos dias e das noites, enquanto na parte que recebe luz solar é dia; na outra, que está desprovida de luz, é noite. Fato que interfere na vida dos animais e dos homens, e nas suas relações sociais.

Nas áreas próximas à linha do Equador a velocidade do movimento é maior que nas regiões de baixas latitudes, algo em torno de 1.667 km/h. A rotação é determinante na configuração dos horários praticados no planeta, tendo em vista que acontecem horas distintas em diversos pontos do globo.

Outro fator de grande relevância é que o movimento de rotação desempenha um grande papel no favorecimento de proliferação de vida na Terra, pois se não houvesse esse movimento, uma parte da Terra seria sempre noite e muito fria, e a parte iluminada teria temperaturas elevadíssimas, dessa forma, ambas apresentariam condições inviáveis para a vida.


Por Eduardo de Freitas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................