ONU - Organização das Nações Unidas

Símbolo da ONU
Símbolo da ONU
Por Alunos Online
PUBLICIDADE

Criada após a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) substituiu a Liga das Nações. Durante a Conferência de São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA), foi elaborada a Carta das Nações Unidas, assinada em 26 de junho de 1945 e ratificada por 51 países no dia 24 de outubro de 1945, data que marca a oficialização da ONU. Atualmente (2011), essa organização é formada por 192 países e sua sede está localizada na cidade de Nova Iorque, EUA.

A ONU tem como objetivo manter a paz mundial, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento socioeconômico dos países, atuando na política, economia e projetos sociais. Os empréstimos e as doações realizadas pelo órgão são de aproximadamente 25 bilhões de dólares por ano, destinados principalmente aos países em desenvolvimento.

Entretanto, esses empréstimos intensificam a dívida externa de várias nações. Outro ponto bastante criticado no órgão é a divisão do poder, visto que um dos princípios básicos da ONU é a igualdade entre os países. Contudo, desde sua criação, as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial centralizam as decisões do órgão, sobretudo os EUA.

O Conselho de Segurança da ONU, responsável pela aprovação das missões de paz, ações armadas e embargos, possui apenas cinco membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China), detentores do poder de veto, ou seja, qualquer ação importante da ONU tem que ser aprovada por esses países. O conselho é composto por outros 10 membros rotativos, que são eleitos por períodos de dois anos, porém, eles não têm o mesmo poder de decisão.

A ONU é constituída por seis órgãos principais (Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado) e várias agências especializadas: Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre tantos outros.
 


Por Alunos Online
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................