ONU - Organização das Nações Unidas

Símbolo da ONU
Símbolo da ONU
PUBLICIDADE

Criada após a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) substituiu a Liga das Nações. Durante a Conferência de São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA), foi elaborada a Carta das Nações Unidas, assinada em 26 de junho de 1945 e ratificada por 51 países no dia 24 de outubro de 1945, data que marca a oficialização da ONU. Atualmente (2011), essa organização é formada por 192 países e sua sede está localizada na cidade de Nova Iorque, EUA.

A ONU tem como objetivo manter a paz mundial, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento socioeconômico dos países, atuando na política, economia e projetos sociais. Os empréstimos e as doações realizadas pelo órgão são de aproximadamente 25 bilhões de dólares por ano, destinados principalmente aos países em desenvolvimento.

Entretanto, esses empréstimos intensificam a dívida externa de várias nações. Outro ponto bastante criticado no órgão é a divisão do poder, visto que um dos princípios básicos da ONU é a igualdade entre os países. Contudo, desde sua criação, as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial centralizam as decisões do órgão, sobretudo os EUA.

O Conselho de Segurança da ONU, responsável pela aprovação das missões de paz, ações armadas e embargos, possui apenas cinco membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China), detentores do poder de veto, ou seja, qualquer ação importante da ONU tem que ser aprovada por esses países. O conselho é composto por outros 10 membros rotativos, que são eleitos por períodos de dois anos, porém, eles não têm o mesmo poder de decisão.

A ONU é constituída por seis órgãos principais (Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado) e várias agências especializadas: Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre tantos outros.
 


Por Alunos Online
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Consumo de Água
Saiba como está a questão do consumo de água no mundo!

..................................................

Povos Germanos
Um estudo histórico sobre os povos germanos. Informe-se!

..................................................