Paisagem

A paisagem representa a percepção sensorial humana sobre os aspectos do espaço geográfico.

Uma mesma paisagem pode abrigar elementos naturais e humanizados
Uma mesma paisagem pode abrigar elementos naturais e humanizados
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O termo paisagem é um conceito polissêmico, ou seja, possui vários significados. Mesmo os geógrafos não chegaram a um consenso sobre o que ela seria exatamente. Para Vidal de La Blache, por exemplo, a paisagem constitui-se como uma expressão dos gêneros de vida, enquanto para Carl Sauer ela representa a generalização da consciência humana derivada da observação de cenas individuais.

De todo modo, atualmente, a definição mais aceita de paisagem é a de que ela é a representação de tudo aquilo que podemos captar com os nossos sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. Ao lembrar a paisagem de um lugar que marcou nossa infância, por exemplo, não lembramos somente a aparência visual, mas também os cheiros, alguns sons, se era frio ou calor, além dos sabores que sentíamos, não é mesmo?

Por esse motivo, o conceito de paisagem passou, ao longo do tempo, a ser muito utilizado pela Geografia Cultural, pois ele passou a comportar-se como uma categoria diretamente vinculada à percepção, compreensão e ação do ser humano sobre o mundo.

Se a paisagem representa tudo o que o indivíduo percebe, ela torna-se inevitavelmente um conceito muito amplo, pois pode referir-se a qualquer parte da Terra ou até mesmo do próprio universo. Assim, para fins de organização didática, divide-se a paisagem em dois tipos: a natural e a humanizada.

A paisagem natural corresponde aos elementos naturais do espaço, ou seja, que não foram modificados pela ação humana ou que a ela não se relacionam diretamente. Podemos considerar como exemplos de paisagem natural o espaço de uma floresta, a área de um deserto ou até mesmo a área de um vulcão.

Erupção do vulcão Tungurahua, no Equador, em 2011. Um exemplo de paisagem natural
Erupção do vulcão Tungurahua, no Equador, em 2011. Um exemplo de paisagem natural

A paisagem humanizada representa todo os elementos do espaço produzidos ou transformados pelas atividades humanas. Também chamada de paisagem cultural, ela é a impressão das ações praticadas pelos homens sobre o meio, deixando marcas referentes aos aspectos econômicos, sociais, culturais, entre outros, com elementos atuais ou referentes às heranças históricas.

As paisagens humanizadas podem revelar aspectos da história do espaço social
As paisagens humanizadas podem revelar aspectos da história do espaço social

Vale a ressalva de que uma paisagem natural não necessariamente exclui a presença de uma área artificial. Em incontáveis casos, as duas formas podem coabitar ao mesmo tempo, como em construções em que se preserva a vegetação original ou na área de um reserva natural que funciona como um parque de lazer. A paisagem é, pois, um importante instrumento de estudo e análise da sociedade, pois ela é reveladora não só dos aspectos do espaço em si, mas também da forma com que ele é percebido pela compreensão humana.


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................