PIB – Produto Interno Bruto

O Produto Interno bruto (PIB) é o cálculo sobre o total de bens e serviços produzidos por um determinado local em um determinado período.

O PIB é importante para medir as riquezas produzidas por um determinado país ou região
O PIB é importante para medir as riquezas produzidas por um determinado país ou região
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O PIBProduto Interno Bruto – é a soma de todas as riquezas produzidas em um país ou região durante um determinado período, considerando produções e os serviços realizados pelas empresas instaladas no local, sendo elas estrangeiras ou não.

Como se calcula o PIB?

No Brasil, atualmente, o cálculo do PIB é realizado pelo IBGE e ocorre da seguinte forma: somam-se os bens produzidos no país, incluindo a produção industrial, os serviços prestados e a produção agrícola. Vale lembrar que o cálculo envolve apenas os produtos finais, desconsiderando-se, assim, matérias-primas produzidas e utilizadas internamente. Por exemplo: é considerada a produção somente do carro e não dos materiais produzidos para fabricá-lo.

Em termos de valor, o PIB pode ser nominal ou real. O PIB nominal refere-se ao valor dos produtos com base nos preços correntes, sem considerar a inflação. O PIB Real leva em conta a inflação, ou seja, a valorização relativa das riquezas produzidas.

Existe também o PIB per capita, que nada mais é do que o valor do PIB dividido pela população. Assim, é possível saber, em média, a quantidade de riquezas produzidas por cada habitante.

Calcular e analisar o PIB do país ou de uma região é importante para ter informações referentes ao crescimento econômico. No entanto, o crescimento do PIB não representa o desenvolvimento de um país. Para isso, devem-se levar em conta outros elementos, como investimentos em educação, saúde e a distribuição de renda.


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gastrite
Confira quais são os principais agentes causadores da gastrite.

..................................................

Taxa de fecundidade
Por que essa taxa é menor nos países desenvolvidos? Leia!

..................................................