Planetas gasosos do Sistema Solar

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são constituídos de material gasoso.

No Sistema Solar, há Planetas Rochosos e Planetas Gasosos. Esses últimos são os maiores do nosso sistema
No Sistema Solar, há Planetas Rochosos e Planetas Gasosos. Esses últimos são os maiores do nosso sistema
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

Os planetas gasosos são formados predominantemente por gases. Também são chamados de planetas gigantes ou jovianos. São os maiores planetas do Sistema Solar, possuem muitos satélites e contêm, todos eles, um sistema de anéis. No Sistema Solar, há quatro planetas com essas características: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que também são os maiores planetas do nosso sistema.

  • Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e possui 63 luas. As quatro maiores luas são: Europa, Calisto, Ganimedes e Io. Como dito, Júpiter possui anéis, só que a visualização é mais difícil, além de sua formação não ser tão definida como os anéis de Saturno, por exemplo. Se esse planeta gigante fosse oco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele.

  • Saturno: O segundo maior planeta do Sistema Solar é famoso por seus anéis, que são constituídos por bilhões de fragmentos de gelo, rocha e poeira e que variam muitíssimo em tamanho. Esse planeta gasoso possui 47 luas e a maior dela foi batizada com o nome de Titã, que, em tamanho, é maior que o planeta Mercúrio.

  • Urano: É o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Há atualmente 29 luas conhecidas – as últimas foram descobertas recentemente, em 2005. As estações do ano duram ali mais de 20 anos. Seu diâmetro é um pouco maior que o de Netuno e é, aproximadamente, quatro vezes o diâmetro da Terra.

  • Netuno: Esse planeta é pouco menor que Urano e possui muitas características semelhantes às do seu vizinho. Ele não está visível a olho nu e possui vários anéis, assim como os outros planetas gasosos. Possui treze luas e ventos muito rápidos, que chegam a 2000 quilômetros por hora.

Esses planetas gasosos, por estarem muito distantes da Terra, têm sido conhecidos gradualmente, à medida que avança a tecnologia ligada à Astronomia. Os recursos para conhecer corpos celestes tão distantes também evoluem a passos largos.


Por Amarolina Ribeiro
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................