Poluição

A deposição de lixo em margens aquáticas.
A deposição de lixo em margens aquáticas.
Por Gabriela Cabral
PUBLICIDADE

A poluição é a introdução de substâncias e energias que interferem no ecossistema tornando-o prejudicial para a vida dos seres vivos. Existem vários problemas provocados pela poluição e o mais evidenciado nos últimos tempos é o aquecimento global que é considerado irreversível e somente pode ser paralisado se houver mudanças de hábitos. A poluição pode ser:

Atmosférica: Quando é resultado da liberação de gases ou partículas sólidas que interferem o clima e o ar provocando doenças respiratórias e efeito estufa.

Aquática: Quando é resultado da liberação de esgotos, fertilizantes, lixos, bactérias patogênicas e vírus em lagos, rios e/ou mares, sendo esses de origem residencial ou industrial.

Solo: Quando é resultado da liberação de lixos, resíduos e produtos químicos no solo afetando a crosta terrestre prejudicando toda e qualquer forma de vida.

Sonora: Quando é resultado de sons demasiadamente altos que ultrapassam a tolerância dos seres vivos.

Térmica: Quando é resultado de ações elétricas, nucleares, de refinarias, siderúrgicas e outras que provocam o aquecimento das águas.

A poluição pode ser combatida através da preservação de matas, da coleta de lixo, da introdução de objetos e resíduos em locais apropriados, da diminuição de lançamentos de gases e partículas e muitas outras formas que contribuem para esse fim. A percepção do problema deve além de conscientizar as pessoas fazê-las mudar de atitude e atuar de forma a diminuir a poluição do meio ambiente.


Por Gabriela Cabral
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................