Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é característica dos grandes centros urbanos, pois as cidades são responsáveis por lançar um grande volume de gases poluentes na atmosfera.

Lançamento de gases poluentes na atmosfera
Lançamento de gases poluentes na atmosfera
Por Wagner de Cerqueria e Francisco
PUBLICIDADE

Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é a poluição atmosférica, esse tipo de poluição é característico dos grandes centros urbanos e industriais. É consequência, principalmente, da queima de combustíveis fósseis nos transportes, na geração de energia elétrica e na produção fabril. O dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), aldeídos (R-CHO), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado (MP) são os poluentes mais emitidos na atmosfera.

Esses poluentes afetam diretamente o meio ambiente, provocando vários problemas ecológicos (efeito de estufa, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, etc.), o homem, que também faz parte desse meio, tem sua saúde afetada, pois doenças respiratórias crônicas e alérgicas, como a bronquite e rinite, são uma das consequências desse processo.

O monóxido de carbono, liberado principalmente do escapamento dos veículos, é extremamente nocivo para o ser humano, podendo ocasionar problemas cardiovasculares, pois esse gás tem mais facilidade de reagir com a hemoglobina do que o oxigênio, diminuindo o volume desse último no sangue. Sua inalação provoca vertigem, náusea e, em quantidades elevadas, inconsciência e até morte cerebral.

O dióxido de carbono não afeta de forma tão agressiva a saúde da população, a não ser em grandes concentrações. Porém, é o principal responsável pelo efeito de estufa e tem relação direta com as alterações climáticas.

Portanto, com todos esses aspectos prejudiciais gerados pela poluição atmosférica, atitudes para minimizar esse processo devem ser realizadas. Além da cobrança das autoridades para implantação de políticas públicas que gerem menos poluentes (implantação de ciclovias, maiores investimentos em transporte coletivo para reduzir o número de automóveis nas cidades, entre outros), devemos mudar alguns hábitos como: evitar a aquisição de produtos que tenham CFC´s (Clorofluorcarboneto), não realizar queimadas, redução na produção de lixo (realizar a coleta seletiva). Com a mudança de atitude individual podemos contribuir para o meio ambiente, podendo desfrutar de um ar puro e saudável.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................