As principais leis do Apartheid

Manifestações contra a política do Apartheid
Manifestações contra a política do Apartheid
PUBLICIDADE

Apartheid significa segregação ou separação racial. Esse termo foi usado no passado para designar o sistema de organização política implantado na África do Sul a partir de 1948. Assim, a população negra não tinha os mesmos direitos que a branca.

Aproximadamente 70% da população sul-africana era constituída por negros, porém a minoria branca dominava. Os negros não tinham o direito de votar, de possuir propriedades na mesma área que brancos e de circular livremente.

Observando esses itens nota-se um completo desrespeito com a vida humana, o apartheid possuiu leis que o sustentava, a seguir as principais - que vigorou até 1990:

• Em 1949 foi criada a lei que proibia o casamento entre brancos e negros.

• No ano de 1950 foi implantada a lei que determinava que todos os registros (certidão de nascimento, identidade, entre outros) deveriam conter expressa a raça, ou seja, branco ou negro.

• No mesmo ano foi instaurada a lei que obrigava a separação entre brancos, negros e mestiços, além de impedir que negros adquirissem terras.

• Em 1952 foi criada uma lei que proibia a livre circulação de negros, para se locomover era necessária a obtenção de um documento que autorizava o deslocamento.

• No ano seguinte foi implantada uma lei que visava a proibição de movimentos sociais por parte dos negros, além da separação dos serviços públicos para negros e brancos, como escola, hospital, praça pública, estádio esportivo etc.

O fim desse sistema aconteceu em 1990, porém as eleições ocorreram somente em 1994, elegendo Nelson Mandela.


Por Alunos Online
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Golpe Militar
Devíamos sentir saudades dos militares no poder? Descubra!

..................................................

Insetos
Qual a importância dos insetos para o ser humano? Estude já!

..................................................