Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Recursos energéticos fósseis

Plataforma oceânica de extração de petróleo
PUBLICIDADE

Os recursos energéticos fósseis são minérios não-metálicos obtidos do subsolo continental ou oceânico. Os minérios fósseis têm seu uso vinculado à geração de energia, a qual movimenta veículos automotores e máquinas industriais. Esse tipo de minério serve de matéria-prima na fabricação de uma infinidade de produtos. Qualquer país do mundo necessita fundamentalmente de tais recursos, uma vez que são eles que promovem o desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário. Os minérios fósseis mais usados pelas sociedades são o petróleo e o carvão.

O petróleo é uma substância viscosa de coloração escura, obtido em jazidas continentais ou oceânicas, geralmente, nesses locais são extraídos também o gás natural e o xisto betuminoso. No mundo, todo dia são retirados da natureza milhões de barris de petróleo. Quando é extraído da jazida, o minério se encontra em sua forma bruta, por isso é transportado até as refinarias, as quais são locais que beneficiam o produto, transformando-o em subprodutos (gasolina, diesel, querosene, além de outros produtos).

Já o carvão mineral, possui uma característica rochosa e tem seu uso difundido na geração de energia, especialmente, na indústria de base (siderúrgica). No passado, séculos XVIII a XIX, esse minério favoreceu o surgimento da indústria, servindo de combustível para mover a máquina têxtil a vapor e a locomotiva. Atualmente, esse minério é de grande valia também para a indústria química como matéria-prima para a fabricação de muitos produtos: corantes, inseticidas, plásticos, medicamentos, dentre outros.


Por Eduardo de Freitas
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

..................................................

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.

..................................................