Redes de distribuição de energia elétrica no Brasil

As redes de distribuição de Energia Elétrica no Brasil constituem um sistema que integra produção, transmissão e consumidor final.

É por meio das redes de distribuição que a energia elétrica produzida alcança nossas casas
É por meio das redes de distribuição que a energia elétrica produzida alcança nossas casas
PUBLICIDADE

As redes de distribuição de energia elétrica no Brasil são constituídas por um sistema complexo de elementos que visa a levar energia desde onde foi gerada até o local onde finalmente será consumida. Essas redes complexas integram unidades geradoras, linhas de transmissão, canais de distribuição e consumidores finais de energia elétrica.

As dimensões continentais do Brasil e a distância das unidades geradoras de energia (geralmente hidrelétricas) dos centros consumidores são fatores que elevam a importância das redes de distribuição. Os maiores consumidores de energia elétrica brasileiros são os grandes centros urbanos e as regiões industriais. Em muitas situações, a rede de distribuição é quem garante que a energia gerada em regiões muito afastadas chegue a esses centros consumidores e seja distribuída de maneira efetiva.

A transmissão da energia elétrica gerada é feita por meio de cabos aéreos em grandes torres de metal
A transmissão da energia elétrica gerada é feita por meio de cabos aéreos em grandes torres de metal

A energia produzida é armazenada inicialmente em geradores e, logo em seguida, é transportada por meio de cabos aéreos fixados em grandes torres de metal. Estas são as redes de transmissão. Até chegar ao destino final, a eletricidade passa por várias subestações, lugar em que transformadores regulam a tensão elétrica de acordo com a necessidade.

À medida que a eletricidade aproxima-se dos centros consumidores, as subestações, por meio de aparelhos transformadores, reduzem a tensão elétrica para que ela possa chegar às residências, empresas e indústrias. A partir daí, os cabos prosseguem por via aérea ou subterrânea, constituindo as redes de distribuição.

Sistema Interligado Nacional (SIN)

O SIN é o maior sistema de transmissão do mundo e é controlado por instituições estatais, sendo composto por empresas de geração, transmissão e distribuição de energia que atuam no país. Esse sistema é responsável por integrar as diferentes regiões produtoras e consumidoras de energia.

Apesar dos importantes avanços na interligação da geração, distribuição e entrega de energia elétrica, essa integração ocorreu de forma processual. O impulso principal para a integração foi a evolução da industrialização e urbanização no país, especialmente nas regiões Sudeste e Sul.

A oferta da energia elétrica aos consumidores finais é feita pela prestação de serviço público por meio de concessão. As empresas responsáveis podem ser privadas ou estatais e devem prestar um serviço público de distribuição e comercialização de energia elétrica por um prazo previamente estipulado.

Redes de distribuição

As redes de distribuição de energia elétrica no país possuem basicamente três tipos de linhas: de alta, média e baixa tensão. Entretanto, a potência de distribuição pode ser dividida essencialmente em:

  • redes elétricas primárias - redes de distribuição de média tensão - que além do papel de distribuição, abrange empresas e indústrias de médio e grande porte.

  • redes elétricas secundárias - redes de distribuição de baixa tensão – abrange os consumidores residenciais, pequenos estabelecimentos comerciais e iluminação pública.

O processo de urbanização e industrialização do país, além dos interesses econômicos e políticos, foram os fatores que impulsionaram a criação, integração e ampliação das redes de transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil. Ao analisar o consumo e a infraestrutura do setor elétrico, podemos notar que há um direcionamento e uma concentração desses recursos nas áreas de maior consumo: os grandes centros urbanos e as áreas industriais.


Por Amarolina Ribeiro
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................