Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Santa Catarina

Bandeira de Santa Catarina
PUBLICIDADE

Significado da bandeira: o losango verde representa a vegetação; a águia, a força produtiva de Santa Catarina; o trigo e o café, as lavouras das serras e do litoral; e a chave, a posição estratégica do estado no território brasileiro.

O estado de Santa Catarina, juntamente com Rio Grande do Sul e Paraná, integra a Região Sul do Brasil. Seu território, banhado pelo oceano Atlântico na porção leste, possui fronteiras ao norte com o Rio Grande do Sul, ao sul com o Paraná e a oeste com a Argentina.

Santa Catarina, com extensão territorial de 95.703,487 quilômetros quadrados, é o menor estado sulista. Sua área está fragmentada em 293 municípios, cuja capital é a cidade de Florianópolis. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado possui 6.248.436 habitantes, sendo a densidade demográfica de 65,3 habitantes por quilômetro quadrado.


Santa Catarina no mapa do Brasil

Situada na Zona Temperada do Sul, Santa Catarina possui clima subtropical. A vegetação é diversificada, apresentando mangues litorâneos, mata de araucária, campos e floresta. O relevo é marcado por terrenos baixos, enseadas, planaltos e depressão. A rede hidrográfica é composta pelos rios Canoas, do Peixe, Itajaí-Açu, Pelotas, Peperi-Guaçu, Negro e Uruguai.

A economia estadual é diversificada e apresenta força nos três seguimentos que compõem o Produto Interno Bruto (PIB): serviços, indústria e agropecuária. Santa Catarina é grande produtora de milho, arroz, banana, maçã, soja, cana-de-açúcar e mandioca. As principais indústrias são as têxteis, cerâmica, metalúrgicas e alimentícias. O turismo é o grande responsável pela ascensão do setor de serviços. Florianópolis, Balneário Camboriú e Garopaba recebem milhares de visitantes anualmente.

Os catarinenses desfrutam de elevado padrão socioeconômico. Santa Catarina detém o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, atrás somente do Distrito Federal. Entre os fatores que contribuem para essa posição privilegiada estão: a taxa de mortalidade infantil é de apenas 15 para cada mil nascidos vivos; o índice de analfabetismo é de 4,9%; o PIB per capita é de aproximadamente 20,3 mil reais.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
ARTIGOS DE "Santa Catarina "
Confira os artigos da seção Santa Catarina
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

..................................................

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.

..................................................