Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, pode ser visto a olho nu da Terra.

Saturno
Saturno
PUBLICIDADE

Segundo maior corpo celeste do Sistema Solar, com diâmetro de 120.536 quilômetros (dez vezes maior que o da Terra), Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, localizado entre Júpiter e Urano. A distância média para o Sol é de aproximadamente 1,4 bilhão de quilômetros, fato que influencia diretamente na temperatura local: 140 graus Celsius negativos.

O movimento de rotação, ou seja, deslocamento em torno de seu próprio eixo, é muito rápido, com duração de aproximadamente 10 horas e 30 minutos. Já o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é equivalente a 30 anos na Terra. O vento em Saturno pode atingir até 500 metros por segundo, sendo mais forte nas áreas de baixa latitude.

A atmosfera de Saturno é composta por hidrogênio, hélio e metano. A principal característica desse planeta são os anéis brilhantes que o contornam, podendo ser visíveis até mesmo por telescópios de menor precisão. Pesquisas afirmam que esses anéis são formados por milhões de partículas sólidas (gelo, poeira e material rochoso), resultantes da desagregação de satélites naturais.

Astrônomos detectaram 18 corpos irregulares entre os anéis desse planeta e os classificaram como luas. Um projeto em parceria entre a Agência Espacial Americana (NASA – Agência Nacional do Espaço e da Aeronáutica) e a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou a sonda Huygens sobre Titã, que é uma das luas de Saturno. Essa missão visa à obtenção de imagens para melhor caracterização desse corpo celeste.

Curiosidades:

- Saturno pode ser visto a olho nu da Terra.

- Uma viagem de espaçonave da Terra a Saturno levaria no mínimo 1.000 dias.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Renda Per Capita
Saiba como esse indicador de desenvolvimento é calculado.

..................................................

Química
Três formas de expressar o coeficiente de solubilidade.

..................................................