Savanas

As savanas são um tipo de vegetação e domínio natural que se concentra em áreas quentes e com umidade do ar relativamente baixa.

Paisagem típica das savanas
Paisagem típica das savanas
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

As savanas são um tipo de vegetação caracterizado por localizar-se em áreas de médias latitudes, sendo um domínio tipicamente tropical onde há uma maior incidência de luz solar ao longo do ano. Além disso, as savanas situam-se em áreas com uma umidade do ar relativamente baixa, fator que impede ou diminui a possibilidade de formação de florestas mais densas.

A paisagem típica das savanas são os campos, com arbustos e árvores espaçadas, estas geralmente revestidas por uma casca grossa (para reter água) e galhos retorcidos. Mas esse tipo de morfologia não é o único desse bioma, que também apresenta outras formas, a depender das condições atmosféricas.

Em áreas com maior umidade – ou em locais em que a umidade se faz presente na maior parte do ano –, as savanas apresentam um aspecto de mata mais densa, enquanto nas regiões mais secas as árvores são mais espaças, com a presença maior e mais comuns de campos abertos com arbustos, chamados de campos sujos.

As savanas africanas constituem a principal expressão desse bioma. Elas apresentam-se nas faixas intertropicais do continente, com árvores espaças e campos abertos, além de se concentrarem em relevos geralmente planos, com baixas e medianas altitudes. No Brasil, os cerrados também se apresentam como um tipo de savana, mas com diferenças na composição de sua fauna e flora, portando-se como um tipo mais específico.

Os cerrados formam a maior biodiversidade entre as savanas de todo o mundo, com um ecossistema composto por mais de dez mil tipos de plantas e árvores, além de uma fauna abundante e variada. Isso, pelo menos, se considerarmos a sua composição original, pois o avanço da fronteira agrícola no Brasil ao longo do século XX contribuiu para a redução de 80% desse domínio natural, o que trouxe graves prejuízos na ordem ambiental.

O cerrado, savana brasileira, possui uma flora muito rica e diversificada
O cerrado, savana brasileira, possui uma flora muito rica e diversificada

As savanas africanas, por sua vez, também apresentam um ecossistema amplo, rico e variado. Nelas, registra-se a maior biodiversidade do mundo em mamíferos de grande porte, como as zebras, elefantes, girafas, búfalos, antílopes e os diversos tipos de felinos.

As savanas africanas apresentam uma grande diversidade de mamíferos
As savanas africanas apresentam uma grande diversidade de mamíferos

Em termos morfoclimáticos, as áreas ocupadas pelas savanas apresentam um clima com duas estações muito bem definidas ao longo do ano, com invernos secos e relativamente frios e verões muito quentes e chuvosos. A baixa umidade do ar contribui para uma acentuada amplitude térmica, com temperaturas médias anuais em torno dos 20ºC.


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................