Seis curiosidades sobre vulcões

Estas seis curiosidades sobre vulcões ampliarão seus conhecimentos sobre essas importantes estruturas geológicas.

O tamanho e o nível de atividade de um vulcão podem variar bastante de acordo com sua formação
O tamanho e o nível de atividade de um vulcão podem variar bastante de acordo com sua formação
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

Os vulcões são aberturas na crosta terrestre por onde são expelidos materiais que têm origem no interior da Terra, como lava, gases e outros. Câmara magmática, cratera vulcânica, cone e chaminé são partes da estrutura de um vulcão, além das, em alguns casos, saídas laterais ou periféricas, as chamadas chaminés secundárias.

Essas estruturas geológicas provocam na maior parte das pessoas um misto de curiosidade e medo, já que seu poder destrutivo já se manifestou diversas vezes.

Vejamos a seguir 06 curiosidades sobre os vulcões:

  1. O gigante entre os vulcões

    Mauna Loa é o maior vulcão do mundo em terras emersas, com 4.169 metros de altura e 90 km de largura. Está localizado no Havaí e entrou em erupção pela última vez em 1984. O Mauna Loa é o maior em largura, pois o mais alto é o Ojos Del Salado, no Atacama (Chile), com 6.893 m.

  2. A erupção mais mortífera

    Em 1815, mais de 100.000 pessoas foram vitimadas pelo vulcão Tambora na Indonésia. A explosão de grandes proporções escureceu os céus do outro lado do planeta. Para muitos cientistas e estudiosos, essa foi a mais intensa erupção vulcânica dos últimos séculos.

  3. Vulcão ativo há mais tempo

    Estamos falando do Yasur, localizado na ilha de Tanna, em Vanuatu. Está em erupção constante há 111 anos. Durante esse período de mais de um século, os intervalos entre erupções foram curtos, muitas vezes variando entre 3 e 4 minutos. As erupções são leves.

  4. Ilhas vulcânicas

    O solo do fundo do mar é cheio de pontos em que o magma do interior da Terra pressiona a superfície do fundo do mar, formando vulcões. Esses vulcões em solo marítimo entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma uma ilha. Muitas nações estão sobre ilhas vulcânicas, como o Havaí, o Japão e a Islândia.

  5. Quem estuda os vulcões?

O cientista que estuda os vulcões e todos os fenômenos que envolvem o vulcanismo é o vulcanólogo. Esse profissional procura prever quando ocorrerá uma erupção para dar tempo, por exemplo, de alertar e retirar as pessoas que vivem nas proximidades dos vulcões.

O vulcanólogo estuda as características dos vulcões, a frequência das erupções e os fatores que influenciam todas essas ocorrências
O vulcanólogo estuda as características dos vulcões, a frequência das erupções e os fatores que influenciam todas essas ocorrências

  1. Vulcão no Brasil?

Em Eras Geológicas remotas, já existiu uma considerável quantidade de vulcões em nosso território. Contudo, hoje, as atividades vulcânicas não mais ocorrem, pois o nosso país encontra-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra. Logo, nada de vulcão no Brasil.


Por Amarolina Ribeiro
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................