Terra

Aspecto da Terra
Aspecto da Terra
PUBLICIDADE

Terceiro planeta a partir do Sol, a Terra está localizada entre Vênus e Marte. Seu diâmetro é de 12.756 quilômetros (quinto maior planeta do sistema solar) e a distância para o Sol é de 150 milhões de quilômetros, sendo a temperatura média de 15 graus Celsius. A atmosfera é composta por nitrogênio (78%), oxigênio (21%), além de dióxido de carbono e outros gases, que respondem por 1%.

A Terra é o único planeta que abriga seres vivos. Entre os fatores que contribuem para esse fato estão o diâmetro e o campo magnético, pois, segundo especialistas, se ela fosse menor não reteria a atmosfera gasosa que ameniza a ação dos raios solares e proporciona uma temperatura adequada, além de nos proteger da queda de meteoros. Além disso, massa da Terra e a distância em relação ao Sol são características que permitem a existência de água no estado líquido.

A porção da Terra onde é possível o desenvolvimento de vida é denominada biosfera, considerada a interdependência entre a atmosfera (gases que envolvem o planeta), hidrosfera (a água no planeta, que pode estar nos estados líquido, sólido ou gasoso) e litosfera (estrutura rochosa do planeta). É importante ressaltar que mais de 70% da superfície terrestre é coberta por água e, conforme as diferenças físicas no interior do planeta, este pode ser dividido em três camadas: núcleo, manto e crosta.

Núcleo – é a parte interna do planeta, com temperaturas que podem atingir até 5.000 °C. Está dividido em núcleo sólido e núcleo líquido, sendo composto por ferro e níquel.

Manto – composto por silício, ferro e magnésio, está entre o núcleo e a crosta. Apresenta temperatura de aproximadamente 1.500 °C.

Crosta – corresponde à parte externa do planeta. Ela é composta por basalto (nos oceanos) e granito (porção continental), além de oxigênio, alumínio e ferro. A crosta terrestre está fragmentada, formando um conjunto de placas tectônicas que se movimentam sobre o manto.

Com relação ao formato da Terra, ele é elipsoidal, com raio equatorial maior que o polar (os polos são “achatados”). Esse aspecto é consequência do movimento de rotação, ou seja, deslocamento em torno de seu próprio eixo. Esse movimento, responsável pela alternância entre dias e noites, é realizado em 23 horas e 56 minutos. Já o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol), tem duração de 365 dias. 

Curiosidade:

A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua, localizada a 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Consumo de Água
Saiba como está a questão do consumo de água no mundo!

..................................................

Povos Germanos
Um estudo histórico sobre os povos germanos. Informe-se!

..................................................