Terraceamento

O terraceamento é uma técnica de cultivo que visa à contenção dos efeitos da erosão na agricultura em áreas de vertentes.

O terraceamento objetiva permitir a prática da agricultura em áreas íngremes
O terraceamento objetiva permitir a prática da agricultura em áreas íngremes
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O terraceamento é uma técnica de cultivo agrícola em que são realizados cortes no terreno para a realização de plantio em áreas de vertente. Esse procedimento, que torna o relevo semelhante a uma “escada”, é executado com o objetivo de reduzir a velocidade da água das chuvas durante o escoamento, o que também reduz a sua força e, portanto, minimiza o índice de erosões por ela causadas.

O desenvolvimento das técnicas de terraceamento foi realizado pelos Incas, muito antes da colonização de suas áreas pelos europeus. Essa civilização habitava boa parte dos Andes, uma cordilheira repleta de localidades em que o relevo é montanhoso e muito íngreme. Assim, para conter os problemas relacionados com a erosão, eles desenvolveram os terraços nas áreas de vertente para maximizar a produtividade em seu cultivo.

Atualmente, o cultivo em terraços é bastante praticado em todo o planeta, principalmente em algumas regiões da Ásia, onde a rizicultura é predominante, a exemplo do Vietnã e a da Índia. Nessas localidades, além da implantação de sistemas de cultivo que buscam conter as erosões, também se emprega uma grande quantidade de mão de obra e pouca tecnologia.

Existem dois tipos de terraços: os de armazenamento e os de drenagem:

Os terraços de armazenamento, também chamados de terraços de nível, são aqueles construídos para reter a água nos canais e degraus, provocando a sua infiltração. Esse tipo também é muito utilizado em técnicas de cultivo de arroz.

Já os terraços de drenagem, também chamados de terraços de desnível, são aqueles em que a água é canalizada para outras localidades, sendo remanejada ou até aproveitada para outros fins, incluindo a irrigação.

Exemplo de terraceamento de drenagem em campos agrícolas na Tailândia *
Exemplo de terraceamento de drenagem em campos agrícolas na Tailândia *

Embora o terraceamento seja uma importante técnica para o cultivo do solo e preservação com relação às erosões e à lixiviação (lavagem da camada superficial pelo escoamento), sua execução deve contar com um bom planejamento para evitar a danificação do solo. Além disso, é recomendado que essa forma de cultivo seja acompanhada por outras técnicas, como uma adequada irrigação, a cobertura do solo com palha, a rotação de culturas e adubação orgânica.

* Créditos da imagem: ownza / Shutterstock


Por Rodolfo F. Alves Pena
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................