Meios de transporte

Meios de transporte são meios existentes para a circulação de pessoas e mercadorias pelo espaço terrestre. Estratégicos para a sociedade, seguem o desenvolvimento tecnológico.

Exemplos de meios de transporte
Os meios de transporte são responsáveis pela circulação de pessoas, animais e mercadorias pelo mundo.

Os meios de transporte são as formas existentes e utilizadas pela sociedade para a circulação de pessoas e demais elementos (animais e mercadorias) pelo espaço terrestre. Desde a Antiguidade estão em constante evolução e são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico dos países. Considerados elementos estratégicos, os meios de transporte são pensados e desenvolvidos com base nas possibilidades geográficas e necessidades humanas em todas as localidades.

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Tópicos deste artigo

Resumo sobre meios de transporte

  • São os meios que a humanidade desenvolveu para transportar pessoas e todas as demais cargas pelo espaço terrestre.

  • Desenvolvem-se pelo ar, pela água e pela terra.

  • Os principais meios de transporte são: aéreo, rodoviário, ferroviário, dutoviário, hidroviário e marítimo.

  • Evoluem, ao longo da história, com base no desenvolvimento tecnológico.

  • A matriz de transportes do Brasil é desequilibrada por se apoiar majoritariamente no rodoviário.

  • O principal problema que atinge os meios de transportes é a falta de investimentos financeiro e tecnológico.

  • A globalização exige sistemas de transportes que integram e interligam todos os espaços para a circulação ágil e eficiente de pessoas e mercadorias.

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O que são meios de transporte?

Meios de transporte são os meios existentes para o transporte ou circulação de pessoas, animais e todos os tipos de cargas pelo espaço terrestre. Podem ser divididos em: aéreo, terrestre e aquático.

Os tipos de transporte são comumente denominados modais. Os principais modais de transporte são:

Tipos de meios de transporte

Transporte aéreo

Avião, um exemplo de transporte aéreo.
O avião é o principal símbolo do transporte aéreo: o mais rápido dos meios de transporte.

O mais novo dos modais de transporte, foi criado nas primeiras décadas do século XX, quando as experiências com dirigíveis foram precursoras para os aviões e helicópteros. É o modal mais indicado para o transporte de pessoas e cargas pouco volumosas e de alto valor.

Os principais pontos positivos do transporte aéreo reúnem a rapidez, a segurança, o conforto e o alcance a locais de difícil acesso. Negativamente, esse meio de transporte é marcado por alto custo, capacidade reduzida para cargas e necessidade de grande estrutura técnica e tecnológica para seu pleno funcionamento (aeronaves e aeroportos).

Transporte rodoviário

Caminhões e carros em estrada exemplificando os tipos de transporte rodoviário.
Transporte rodoviário: diferentes modelos do transporte das ruas e rodovias.

O transporte rodoviário reúne todas as formas de deslocamento por ruas e avenidas (pavimentadas ou não), além das rodovias. Amplamente crescente a partir da popularização dos veículos automotivos, iniciada nas primeiras décadas do século XX, o transporte rodoviário é o mais utilizado nos deslocamentos de pessoas pelo espaço terrestre. Os principais veículos que o efetivam são os caminhões, carros, motocicletas e bicicletas.

O transporte rodoviário é o mais praticado no Brasil, tanto para a circulação de pessoas como de mercadorias. Suas principais vantagens estão ligadas à flexibilidade no deslocamento em áreas urbanas e por ser o ideal para pequenas distâncias. Suas desvantagens são: o alto custo dos veículos e sua manutenção, além da construção das vias; o alto risco de acidentes; e a ocorrência dos congestionamentos. Ainda, os meios de transporte rodoviários transportam pouca carga e pequenos contingentes populacionais, além dos veículos serem movidos, essencialmente, por combustíveis altamente poluentes, por serem derivados do petróleo.

Transporte ferroviário

Trem em ferrovia exemplificando o transporte ferroviário
Transporte ferroviário: ideal para grandes cargas e grandes contingentes populacionais.

Desde as locomotivas a vapor que surgiram na primeira metade do século XIX, o transporte ferroviário está em constante crescimento e desenvolvimento. Hoje, conta com os famosos trens-bala e continua sendo o mais adequado para o transporte de grandes cargas e grandes contingentes populacionais.

Trem-bala
Trem-bala: trem de alta velocidade para o transporte de pessoas e cargas.

As ferrovias são muito utilizadas, também, dentro das grandes cidades para o transporte de pessoas. Nesse caso, o transporte é chamado de metroviário, que pode se desenvolver na superfície — trem de superfície — ou pelo subterrâneo — metrô subterrâneo. Trata-se do melhor modal para o transporte coletivo em ambientes urbanos em função da capacidade para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

Os aspectos negativos do transporte ferroviário são: os elevados custos na construção das ferrovias, a velocidade relativamente baixa (trens de carga), e o fato de que não se trata de um transporte flexível, por não integrar pequenas distâncias, uma vez que as ferrovias seguem o traçado técnico de linhas retas.

Porém os aspectos positivos do transporte ferroviário são muitos e justificam a maciça utilização desse modal por todo o mundo: capacidade para grandes cargas e contingentes populacionais, o que diminui o custo do transporte; diversidade energética; baixa manutenção; e durabilidade.

Transporte dutoviário

O transporte dutoviário é aquele desenvolvido por dutos. Transporta elementos que se deslocam por tubulações. A imagem a seguir retrata um duto terrestre:

Dutos para transporte dutoviário
O sistema de dutos é fundamental para baratear os custos de transportes de matérias-primas e variados combustíveis.

Os dutos transportam combustíveis líquidos e gasosos, além de diversas matérias-primas. Apesar dessas estruturas necessitarem de grandes investimentos para sua construção, o dutoviário é uma excelente opção para o transporte barato de diversos produtos, pois consegue atingir grandes distâncias e transportar grandes volumes de cargas. Os dutos podem ser construídos em diversos ambientes: na superfície, no subterrâneo e em ambientes aquáticos.

Transporte hidroviário

O transporte hidroviário, ou fluvial, é desenvolvido por vias aquáticas nos continentes, ou seja, por rios e lagos. Ao longo da história, foi responsável pelo povoamento e ocupação de diversos pontos interioranos nos continentes.

Embarcações passando por hidrovia no meio da cidade.
O transporte hidroviário é historicamente importante no povoamento e ocupação de espaços.

Trata-se de um transporte barato pela baixa necessidade de manutenção das vias e por conseguir carregar grandes cargas e contingentes populacionais. Um aspecto negativo importante é a sua dependência de aspectos geográficos, ou seja, necessita de um curso de água que possa sustentar sua prática. O continente europeu é o que mais desenvolve o transporte hidroviário.

Transporte marítimo

É o transporte desenvolvido nos oceanos e mares por navios de grande porte. Trata-se de um modal de transporte utilizado desde a Antiguidade pela sociedade humana. É o responsável pelo deslocamento de mercadorias pelos continentes, sendo o mais importante para o comércio mundial, pois circula cerca de 70% das mercadorias transportadas pelo mundo.

Navio cargueiro saindo de porto.
O transporte marítimo interliga continentes por meio do comércio global.[1]

Evolução dos meios de transporte

Os meios e as vias de transporte terrestre nasceram a partir do desenvolvimento da roda, e os transportes aquáticos surgiram com base em observações das correntes de água e dos ventos. Desse modo, a utilização dos transportes pelos seres humanos data da Antiguidade.

Evolução da roda
A evolução da roda, o instrumento revolucionário para os transportes.

A evolução técnica e tecnológica dos transportes acompanha a evolução da sociedade. Grandes impérios se desenvolveram na Idade Antiga e na Idade Média com a evolução dos meios de transporte. No século XV, as grandes navegações europeias, marcadas pelo desenvolvimento das embarcações a vela, permitiram a colonização de continentes e a expansão das relações capitalistas pelo mundo.

A Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, foi um marco na evolução dos transportes por meio do desenvolvimento dos motores a vapor, amplamente utilizados nos trens e embarcações. Mas foi no século XX que os meios de transporte avançaram em tipos e tecnologias, permitindo que as distâncias fossem reduzidas por conta da maior velocidade que eles adquiriram.

Atualmente, a humanidade conta com um grande número de modais, adequados às mais diversas necessidades e objetivos. Pessoas, animais e mercadorias circulam pelo mundo atual com facilidade e velocidade, o que se configura como premissa do mundo globalizado, porque permite e aumenta a integração dos espaços, aspecto fundamental para a aldeia global.

Leia também: Mobilidade urbana — o conjunto de infraestruturas para possibilitar o deslocamento de pessoas e cargas

Meios de transporte no Brasil

Durante todo o período colonial, o transporte desenvolvido por animais predominou no território brasileiro. A partir da segunda metade do século XIX, as ferrovias passaram a ser construídas na região Sudeste. Vias curtas, que interligavam áreas econômicas importantes aos portos, caracterizaram as ferrovias nesse período.

O transporte ferroviário predominou no país até a primeira metade do século XX, embora as rodovias já estivessem sendo construídas, a prioridade do capital estatal mantinha-se sobre o transporte ferroviário. Esse padrão seria invertido na segunda metade do século XX, quando o capital estatal passou a ser brutalmente investido no transporte rodoviário, que se tornou o modal mais importante e praticado no país e se mantém assim até os dias atuais.

Os interesses das indústrias automobilísticas, a necessidade de integração territorial e a construção de Brasília, no Centro-Oeste do país, justificaram o aumento dos investimentos em rodovias em detrimento às ferrovias.

A matriz de transportes no Brasil é considerada desequilibrada, por predominar o modal rodoviário, e concentrada, pois o centro-sul dispõe dos maiores e melhores modais do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Confederação Nacional de Transportes (CNT), 61,1% de toda a carga transportada no Brasil usaram o modal rodoviário; 21,0% passaram por ferrovias; 14%, pelas hidrovias e terminais portuários fluviais e marítimos; e apenas 0,4% passou por via aérea.

Exercícios resolvidos sobre meios de transporte

Questão 1

(Famema 2022) Sobre os modais mais relevantes na matriz de transportes no Brasil, com a representatividade de deslocar 95,4% de toda a carga transportada no território nacional, analise as afirmativas a seguir.

I. O modal rodoviário caracteriza-se pela flexibilidade operacional, deslocando, aproximadamente, 60% do volume da carga transportada, mas consumindo cerca de 90% do combustível demandado pelo setor de transportes.

II. O modal ferroviário caracteriza-se por sua capacidade de movimentar grandes volumes com elevada eficiência energética, principalmente em longas distâncias, mas, se sua implantação exige grandes investimentos, sua manutenção tem custos baixos.

III. O modal aquaviário caracteriza-se por sua maior capacidade de carga e segurança, apresentando custos de manutenção elevados, e, além de ser o mais poluente, é o que apresenta equipamentos com maior taxa de obsolescência.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Resolução:

Letra B. As afirmativas corretas são I e II, porque a matriz de transportes do Brasil caracteriza-se pelo predomínio do modal rodoviário, que, embora tenha mais flexibilidade operacional, apresenta elevado custo de combustível, ao passo que o modal ferroviário caracteriza-se por elevados investimentos para a construção de sua infraestrutura. A afirmativa III é incorreta porque o modal aquaviário tem baixo custo de implantação e operação, além de ser o menos poluente.

Questão 2

(Ueg 2021) Observe a imagem a seguir.

Congestionamento de veículos em via urbana.

A questão da mobilidade urbana no Brasil, apresentada na imagem, é decorrente:

a) do incipiente investimento em transporte coletivo, como metrôs, trens urbanos e corredores de ônibus.

b) do planejamento urbano e da evolução dos transportes coletivos nas grandes cidades brasileiras.

c) das políticas de mobilidade que atendem as áreas centrais e periféricas das cidades.

d) da flexibilidade no horário das atividades urbanas, distribuindo-as ao longo do dia.

e) do incentivo ao uso de ciclovias, caronas coletivas e rodízios de carros.

Resolução

Letra A. A urbanização brasileira foi rápida, desordenada e marcada por desigualdade social profunda e especulação imobiliária. Ao longo desse processo, corporações como transnacionais automotivas, empresas de engenharia pesada e incorporadoras imobiliárias tiveram expressiva influência sobre o Estado e a produção das cidades, de modo que o transporte individual e as obras viárias fossem prioridades em relação ao investimento em mobilidade urbana e transporte coletivo de massa.

Créditos da imagem

[1] FUCKtograff / Shutterstock

Por: Larissa Mesquita

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