Vênus

Aspecto visual de Vênus.
Aspecto visual de Vênus.
PUBLICIDADE

Vênus é um planeta do sistema solar, sua posição corresponde ao segundo lugar em relação ao sol.

O nome do planeta advém da deusa romana do amor, Vénus. Há muito tempo Vênus foi comparado com a Terra, classificando-os como planetas gêmeos, essa idéia foi concebida a partir de semelhanças comuns em relação à massa e ao tamanho.

O planeta Vênus contém uma longa ligação com os habitantes terrestres, desde as civilizações antigas. Uma das particularidades desse planeta é em relação à sua emissão de luz, esse fato o torna um dos astros mais cintilantes, superado somente pela Lua. Essa característica possibilita sua visualização a partir da Terra em período diurno e noturno, devido sua capacidade de brilhar recebe diversos nomes, como Estrela Dalva ou Estrela do Pastor.

A atmosfera que envolve o planeta Vênus é muito densa, além de ser constituída predominantemente por dióxido de carbono e uma restrita porção de nitrogênio. Ocorre uma enorme pressão da atmosfera em relação à superfície de Vênus, superado em 92 vezes a pressão da atmosfera terrestre.

A predominância do dióxido de carbono na atmosfera de Vênus desenvolve um elevado efeito estufa, o que favorece o aumento das temperaturas, que podem atingir até 460ºC, e o torna mais quente que Mercúrio e todos os outros planetas.

A órbita de Vênus não é elíptica como a dos outros planetas, é basicamente circular. Os movimentos de translação e rotação são intrigantes. O tempo gasto para concluir o primeiro é de 224 dias (em relação aos dias terrestres) e o segundo 243 dias, ou seja, um dia em Vênus é maior que um ano.


Por Eduardo de Freitas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................