Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Zonas polares

Zona polar
PUBLICIDADE

O mundo possui uma imensa variedade de paisagens, que se apresentam de acordo com a localização geográfica, além de outros fatores, tais como clima, relevo e luminosidade. As zonas polares revelam paisagens diferentes das que conhecemos, que são praticamente inabitadas.

As zonas polares estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, nelas as condições climáticas são adversas, tendo em vista que apresentam as mais baixas temperaturas da Terra, em razão da influência do clima polar e a incidência de raios solares sobre a superfície terrestre de forma bastante inclinada. Nas duas zonas polares são identificadas duas estações bem definidas: verão e inverno.
No verão as temperaturas médias não passam dos 10°C e a luz solar não é muito intensa. Já no inverno, o frio é rigoroso, com temperaturas negativas que oscilam entre
-30°C e -50°C.

Na região da Antártica (polo sul) a superfície é constituída por uma grossa camada de gelo, em geral não há solo e vegetação. Já na região da Antártida (polo norte), nas áreas onde se encontram o Alasca e a Groenlândia não há perda de gelo na superfície. No entanto, no norte do Canadá e da Rússia, e em áreas do sul da Groenlândia e do Alasca ocorre o degelo na estação do verão. Nesse período o solo fica descoberto e, mesmo não sendo rico em fertilidade, surge uma vegetação rasteira composta por musgos e liquens, denominada de tundra.

Tanto na Antártica como na Antártida, o povoamento é praticamente inviável, isso é explicado pelo fato de que as temperaturas são muito baixas, além da insuficiente quantidade de luz solar e pobreza de nutrientes dos solos - que os tornam inférteis. Entretanto, diversos estudos geológicos recentes revelaram a existência de importantes jazidas minerais no subsolo das duas zonas polares, entre elas o petróleo. Tais descobertas têm motivado a instalação de infraestrutura, o que significa que poderá haver povoamento dessas regiões de condições tão adversas.


Por Eduardo de Freitas
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

..................................................

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.

..................................................