Brasil Colônia

PUBLICIDADE

No século XV, a Europa passava por transformações de cunho político (com o Mercantilismo) e social (com o fim da Idade Média). Várias guerras assolavam o continente, mas Portugal vivia um período de tranquilidade. Sendo o primeiro país a realizar a centralização do poder e tendo privilégios quanto à sua posição geográfica, Portugal saiu na frente no desenvolvimento comercial, lançando expedições ao mar com o objetivo de extrair riquezas e descobrir novas terras. Em uma dessas expedições, por um erro tático, chegaram ao Brasil.

Liderada por Pedro Álvares Cabral, a frota portuguesa chegou ao Brasil em 1500. Terra habitada por indígenas, com um clima tropical e riquíssima em biodiversidade, o Brasil seduziu os navegantes portugueses, mas, como na mesma época Portugal também havia descoberto as Índias Ocidentais, priorizaram sua exploração. Contudo, o grande interesse dos navegadores franceses em terras brasileiras, recém-descobertas, obrigou Portugal a antecipar seus planos de colonização. Em 1532, uma expedição comandada por Martim Afonso de Souza chegou ao Brasil com a missão de colonizá-lo e protegê-lo de possíveis invasões.

Com o tempo, novas embarcações chegaram. E o Brasil foi sendo povoado. Quanto aos índios que aqui habitavam, os que não foram mortos, foram escravizados. Iniciava-se um período de conflitos, com choques constantes entre os indígenas, que não aceitavam a imposição da cultura portuguesa em detrimento da sua. Plantaram cana-de-açúcar e descobriram o ouro, fato que seduziu outras nações a desembarcarem nessas terras, trazendo consigo ganância e violência. Outros conflitos foram surgindo, desta vez entre nativos e forasteiros.

Em 1799, Napoleão Bonaparte assumiu o governo da França. Sua primeira medida foi impor o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de manter relações comerciais com os britânicos. Essa medida atingiu diretamente o comércio português, que comprava da Inglaterra. A família real portuguesa, temendo uma invasão francesa, fugiu para o Brasil, onde chegou em 1808, favorecendo a ruptura do sistema colonial.
 


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................