Brasil Colônia

PUBLICIDADE

No século XV, a Europa passava por transformações de cunho político (com o Mercantilismo) e social (com o fim da Idade Média). Várias guerras assolavam o continente, mas Portugal vivia um período de tranquilidade. Sendo o primeiro país a realizar a centralização do poder e tendo privilégios quanto à sua posição geográfica, Portugal saiu na frente no desenvolvimento comercial, lançando expedições ao mar com o objetivo de extrair riquezas e descobrir novas terras. Em uma dessas expedições, por um erro tático, chegaram ao Brasil.

Liderada por Pedro Álvares Cabral, a frota portuguesa chegou ao Brasil em 1500. Terra habitada por indígenas, com um clima tropical e riquíssima em biodiversidade, o Brasil seduziu os navegantes portugueses, mas, como na mesma época Portugal também havia descoberto as Índias Ocidentais, priorizaram sua exploração. Contudo, o grande interesse dos navegadores franceses em terras brasileiras, recém-descobertas, obrigou Portugal a antecipar seus planos de colonização. Em 1532, uma expedição comandada por Martim Afonso de Souza chegou ao Brasil com a missão de colonizá-lo e protegê-lo de possíveis invasões.

Com o tempo, novas embarcações chegaram. E o Brasil foi sendo povoado. Quanto aos índios que aqui habitavam, os que não foram mortos, foram escravizados. Iniciava-se um período de conflitos, com choques constantes entre os indígenas, que não aceitavam a imposição da cultura portuguesa em detrimento da sua. Plantaram cana-de-açúcar e descobriram o ouro, fato que seduziu outras nações a desembarcarem nessas terras, trazendo consigo ganância e violência. Outros conflitos foram surgindo, desta vez entre nativos e forasteiros.

Em 1799, Napoleão Bonaparte assumiu o governo da França. Sua primeira medida foi impor o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de manter relações comerciais com os britânicos. Essa medida atingiu diretamente o comércio português, que comprava da Inglaterra. A família real portuguesa, temendo uma invasão francesa, fugiu para o Brasil, onde chegou em 1808, favorecendo a ruptura do sistema colonial.
 


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Consumo de Água
Saiba como está a questão do consumo de água no mundo!

..................................................

Povos Germanos
Um estudo histórico sobre os povos germanos. Informe-se!

..................................................