Brasil Império

PUBLICIDADE

Em 1799, a França conquistou sua revolução. Apoiados pela burguesia, Napoleão Bonaparte liderou as tropas que puseram fim ao reinado absolutista. Para impor seu poder, decretou o Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Portugal, comerciante direto, se viu ameaçado, o que obrigou a família real a fugir, vindo parar no Brasil em 1808. Quando a situação em Portugal se contornou, D. João VI retornou e deixou seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. Pressionado por portugueses (querendo sua volta) e por brasileiros (querendo o fim da colônia), D. Pedro decretou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

O Brasil Imperial viu, antes de se tornar República, a atuação de dois imperadores, em dois reinados. O Primeiro Reinado foi marcado pela transição política em relação a Portugal. Em 1824 foi outorgada a primeira constituição. A presença de portugueses nas altas camadas do poder não agradava os brasileiros, o que veio a gerar muitos conflitos. E a situação em Portugal não era das melhores, principalmente após a morte de D. João VI. D. Pedro concentrou suas atenções a Portugal, enquanto o Brasil vivia uma crise, seguida de confrontos entre os dois povos. D. Pedro não aguentou a pressão e voltou a Portugal, deixando seu filho Dom Pedro II como imperador.

O governo de D. Pedro II, conhecido como Segundo Reinado, ficou marcado por guerras pró-república, guerras em repúblicas vizinhas e o fim da escravidão. A princípio, não podendo assumir o cargo quando seu pai partiu, pois tinha apenas cinco anos de idade, o Brasil foi governado por um governo provisório. Por constantes pressões, foi dado o Golpe da Maioridade, em que Dom Pedro II assumiu o poder. O Segundo Reinado foi razoavelmente tranquilo, graças à estabilidade econômica, provinda da economia cafeeira.

Mas, em 1864, o Brasil resolveu intervir em assuntos estrangeiros, culminando na Guerra do Paraguai, a maior guerra da América Latina. Milhões foram mortos e muito dinheiro foi gasto, promovendo uma crise. Desgostosos com a atitude de Dom Pedro II, surgiram revoltas e confrontos em prol do fim da monarquia. Na madrugada de 15 de novembro de 1889, o marechal das forças militares, Deodoro da Fonseca, proclamou a República do Brasil.
 


Por Demercino José Silva Júnior
ARTIGOS DE "Brasil Império"
Confira os artigos da seção Brasil Império
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Consumo de Água
Saiba como está a questão do consumo de água no mundo!

..................................................

Povos Germanos
Um estudo histórico sobre os povos germanos. Informe-se!

..................................................