Candomblé, uma forma de resistência dos africanos

Iemanjá é uma das entidades do panteão do candomblé
Iemanjá é uma das entidades do panteão do candomblé
PUBLICIDADE

Durante a escravidão vivenciada no Brasil, os africanos escravizados encontraram várias formas de resistência à dominação que estavam sujeitos. Dentre elas há de se apresentar a manutenção de práticas religiosas originárias do continente africano em solo brasileiro. O candomblé insere-se nestas práticas trazidas da África e mantidas vivas até hoje, chegando inclusive à preservação e tombamento de espaços de culto, como a Casa Branca do Engenho Velho, na cidade de Salvador, tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preservando sua importância cultural para o país.

A origem do candomblé, porém, é incerta, mas sabe-se que remetem aos povos ioruba. Chegando ao Brasil, esta identificação com a comunidade africana de origem foi misturada com outras tradições, para fugir à proibição a que estes cultos estavam relegados. O candomblé no Brasil se misturou aos costumes indígenas e aos europeus, tendo como exemplo a identificação de Santa Bárbara com Iansã, orixá dos ventos e das tempestades.

Ainda ilustrando esta mistura, pode-se citar a existência nos terreiros de ritual jeje-nagô, do culto aos orixás (entidades dos iorubas), aos vodus (de origem jeje), aos eres (espíritos infantis) e aos caboclos (espíritos indígenas), sendo este braço da religião ligado a elementos de origem sudanesa. Por outro lado, há no candomblé angolano a inclusão de outras entidades como os inquices e os vunjes.

Mas esta resistência em poucos casos foi pacífica. Quando a clandestinidade dos ritos era descoberta, a destruição dos terreiros era uma prática comum. Foi o que aconteceu em 1912, em Alagoas, quando os políticos locais incentivaram à chamada Operação Xangô, que resultou na invasão e depredação de vários terreiros. A ilegalidade da prática religiosa do candomblé era sacramentada nas perseguições da Inquisição durante o período colonial, e foi proibida pela constituição de 1824. Apenas durante a era Vargas que os terreiros foram autorizados a funcionar, mas sob severa vigilância do governo.

Entretanto, a ilegalidade da prática não era um empecilho para a participação nos rituais religiosos, como podemos perceber em estudos históricos e mesmo na literatura, cujas obras de Jorge Amado podem ser um bom retrato. O candomblé superou inclusive a esfera religiosa, sendo percebida sua presença na música brasileira, como nas composições de Baden Powel, ou mesmo o ritmo da capoeira, com os toques de atabaque e agogô.


Por Tales Pinto
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................