Descobrimento

PUBLICIDADE

Em meados do século XV, Portugal possuía uma vantagem política e econômica perante os países europeus. Além de ter sido o primeiro país a centralizar o poder na figura do rei, Portugal não estava inserido em nenhuma guerra, fato que propiciou um maior desenvolvimento econômico. Também tinha a vantagem de estar geograficamente bem posicionado, quanto às rotas comerciais. Ainda contava com a Escola de Sagres, organizada pelo infante Dom Henrique, que consistia em uma reunião de navegadores, cartógrafos, e especialistas em navegação, que se reuniam a fim de tratarem de assuntos ligados ao tema. Essa reunião contribuiu com o desenvolvimento náutico de Portugal.

Quando os turco-otomanos tomaram o Império Bizantino, fecharam as rotas comerciais com os demais países europeus, com exceção de Gênova e Veneza, províncias italianas que monopolizaram o Mediterrâneo, principal rota marítima da época. Portugal necessitava descobrir uma nova rota e, consequentemente, novos comerciantes. Esses fatores impulsionaram o país a organizar expedições marítimas, período que ficou marcado como as Grandes Navegações. Uma dessas expedições, chefiada por Pedro Álvares Cabral, aportou em terras brasileiras, em 1500.

O Brasil era um vasto território tropical, habitado por indígenas e rico em pau-brasil, uma madeira de cor avermelhada. O período em que a frota portuguesa aqui chegou, coincidiu com a descoberta do novo caminho para as Índias. Como esta era uma terra riquíssima em especiarias (noz-moscada, pimenta, cravo), o Brasil foi preterido pelos portugueses, já que a extração de pau-brasil não era muito rentável. Outros países europeus passaram, então, a se interessar pela exploração do continente americano. Entre eles, a França, que praticava o escambo com os índios.

O governo português, temendo uma invasão, tratou de enviar uma expedição de colonização para o Brasil. Em 1532, comandada por Martim Afonso de Souza, uma expedição saiu de Portugal e chegou onde hoje é São Vicente, litoral paulista, fundando a Vila de São Vicente e iniciando o período colonial no Brasil.
 


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Viagem no tempo
Viagens no tempo são apenas ficção ou podem ser reais?

..................................................

Polígonos
Aprenda a classificá-los a partir do número de lados.

..................................................