1453: Queda de Constantinopla

A Queda de Constantinopla ocorreu em 29 de maio de 1453, após o ataque dos turco-otomanos comandados por Mehmet II.

Constantinopla foi conquistada pelos turco-otomanos em 1453 *
Constantinopla foi conquistada pelos turco-otomanos em 1453 *
  • Quando ocorreu a Queda de Constantinopla?

A Queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino – ou Império Romano do Oriente – foi um dos acontecimentos mais marcantes da história. Isso porque ela inaugurou o que seria denominado como Idade Moderna. Constantinopla foi invadida e conquistada por guerreiros do Império Turco-otomano em 29 de maio de 1453. À época, estava à frente dos bizantinos o imperador Constantino XI Paleólogo e, à frente dos otomanos, o sultão Mehmet II.

  • Conflitos internos no Império Bizantino e ascensão dos otomanos

Constantinopla, em virtude de suas múltiplas riquezas, era a cidade mais cobiçada da Idade Média por impérios rivais e povos caracterizados por invasões e pilhagens, como os hunos, que tentaram invadir a cidade diversas vezes. Durante os onze séculos em que esteve em vigor, o Império Bizantino teve que lidar com essas ameaças, que vinham, inclusive, dos cristãos ocidentais, como ocorreu na Quarta Cruzada, em 1204.

Entretanto, podemos dizer que os bizantinos tiveram dois grandes inimigos. O primeiro era a própria dinâmica de usurpação de tronos e deposições de imperadores, que ocorriam em razão das rivalidades entre dinastias. O segundo era o império nascido do sultanato de Othman de Sogut, formado em 1299, na região da Anatólia, onde o Império Bizantino também tinha posses. O sultanato de Othman, que era um turco seljúcida convertido ao islamismo, transformou-se no poderoso e extenso Império Turco-otomano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto guerras entre imperadores bizantinos, como a que ocorreu no século XIV entre João V Paleólogo e João VI Cantacuzeno, contribuíam para a desagregação interna do império, os otomanos passavam a investir maciçamente contra os seus domínios. Um dos sultões otomanos, Solimão Paxá, conquistou cidades bizantinas importantes, como Galípoli, Filipópolis e Adrianópolis, no ano de 1354. A cidade de Constantinopla foi posteriormente, por três vezes, cercada pelos otomanos. A primeira em 1391, e as outras em 1396 e 1422.

  • Sultão Mehmet II e o ataque final

No entanto, o ataque que decidiria o destino do Império Bizantino foi empreendido pelo sultão Mehmet II. Mehmet chegou ao poder em 1451, ano em que o imperador bizantino Constantino XI Paleólogo procurava o reforço ocidental na luta contra os otomanos. Nesse sentido, Mehmet definiu como prioridade a conquista de Constantinopla para pôr fim de vez ao Império Romano do Oriente. Dois anos depois, em abril de 1453, Mehmet reuniu um expediente de cerca de 60 mil homens e dirigiu-se às muralharas da capital bizantina.

Munidos de artilharia pesada, como a bombarda de bronze de 635 mm de calibre, os otomanos conseguiram ao longo de quase dois meses transpor todas as resistências bizantinas. Em 29 de maio, a cidade estava tomada, e o Império Bizantino, caído.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Lestertair

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

Aspectos ritualísticos da excomunhão na Idade Média

A excomunhão era proferida pelo bispo de forma rigorosa, com vocabulário severo, para o excomungado.

Divisões da Idade Média

Saiba mais sobre as divisões da Idade Média e os principais acontecimentos que marcaram esses períodos.

Império Romano

Clique aqui e conheça o longo período da história da civilização romana conhecido como Império Romano, que se iniciou em 27 a.C. e terminou em 476 d.C.

O desenvolvimento marítimo na Idade Média

O desenvolvimento das navegações na Idade Média transformou a economia e a sociedade europeia.

Os espetáculos teatrais na Idade Média

Os espetáculos teatrais na Idade Média eram caracterizados por aspectos religiosos e também profanos.

Primeira Cruzada e a conquista de Jerusalém

Clique aqui e entenda como foi a Primeira Cruzada, ou Cruzada dos Nobres, convocada pelo papa Urbano II em 1095.