A colonização inglesa

A colonização inglesa na América do Norte
A colonização inglesa na América do Norte
Por Lilian Maria Martins de Aguiar
PUBLICIDADE

A colonização inglesa iniciou-se quando Sir Walter Raleigh recebeu ordens da Rainha da Inglaterra para colonizar a América do Norte. Em 1585, na Ilha de Roanoke, Sir Raleigh fundou uma colônia que, no entanto, não vingou. Uma nova tentativa foi feita, no século XVII, com sucesso, através da fundação de companhias idênticas às companhias de comércio, para explorarem o comércio nas terras americanas, como as Companhias de Londres e a de Plymouth. A companhia de Londres enviou uma centena de colonos com destino à já conhecida Ilha de Roanoke. Desviados de sua rota, os navios foram parar na baía de Chesapeake, onde foi fundado um povoado denominado Virginia em homenagem a Elizabeth, a rainha virgem. Essa colônia foi o berço dos Estados Unidos.

Grande parte dos colonos que chegaram à América do Norte fugia de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas. Comunidades inteiras de protestantes emigraram para o Novo Mundo, não só ingleses, mas suíços, escoceses, alemães e irlandeses. Esses povos se estabeleceram na costa leste do litoral. Com isso, várias colônias foram constituídas e formaram unidades independentes. As grandes distâncias que as separavam não permitiram a existência de um governo centralizado ou de uma unidade política. Assim, as colônias inglesas foram divididas em colônias do norte, do centro e do sul.

Colônias do Norte:

Massachusetts foi colonizada por protestantes puritanos que vieram da Inglaterra, transportados para a América em um navio chamado Mayflower. Esses imigrantes denominados pais peregrinos tornaram-se famosos pelo compromisso firmado de conviverem juntos, ou seja, em união na América. Os pais peregrinos acreditavam serem eleitos por Deus. Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut.

Colônias do centro:

Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.

Colônias do Sul:

Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. As colônias da América do Norte desenvolveram características econômicas, religiosas e sociais diferentes entre si.


Por Lilian Maria Martins de Aguiar
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................