A origem do café

Não se sabe ao certo a data correta da origem do café, no entanto existem lendas que relatam que a bebida surgiu no século VI.

O café foi uma bebida descoberta de modo completamente acidental.
O café foi uma bebida descoberta de modo completamente acidental.
PUBLICIDADE
Ainda hoje, nenhum estudo histórico mais apurado teve a capacidade de dizer em que exato momento o café foi descoberto como bebida. Segundo uma antiga lenda, datada do século VI, um criador de cabras chamado Kaldi ficou demasiadamente aflito ao perceber que algumas de suas cabras haviam se desgarrado do rebanho. Indo atrás de suas crias, acabou descobrindo que elas estavam à beira de um arbusto carregado de pequenas frutas avermelhadas.

Além de terem devorado as frutas, o pastor etíope percebeu que seus animais estavam agitados e bastante alegres. Assustado com aquele proceder, resolveu colher uma parcela dos grãos que encontrou e enviou aos monges de uma região próxima para que pudessem entender aquilo. Os monges, por sua vez, queimaram e esmagaram os grãos, realizando, em seguida, sua infusão, por conta do cheiro bastante agradável.

Tomando o preparado, os monges perceberam que a ingestão do café se mostrava bastante útil para a realização de longas orações, a leitura de obras e a tradução de textos antigos. Ao notarem os efeitos da poderosa bebida, os religiosos alocados na Etiópia se tornaram provavelmente os pioneiros no processo de fabricação e consumo do café. Com o passar dos séculos, a bebida se popularizou entre diversas cidades do mundo oriental e passou a incorporar os hábitos de vários povos árabes.

Mesmo com boa recepção, havia aqueles que torciam o nariz para a ingestão do café. Os muçulmanos ortodoxos, por exemplo, acreditavam que o café era uma bebida tóxica e que não poderia ser consumida pelos verdadeiros seguidores de Alá. Na Europa, lá pelo fim do século XVIII, o rei sueco Gustavo III tentou provar os malefícios da bebida colocando um de seus presos bebendo doses diárias de chá e outro, de café. O prisioneiro bebedor de café acabou sendo o último dos três a falecer.

Após ficar conhecido pela Europa nos dois primeiros séculos da Era Moderna, o café atravessou as águas do oceano Atlântico. O capitão francês Gabriel-Mathieu de Clieu foi quem plantou a primeira muda de café das Américas, na ilha da Martinica, na década de 1720. Por volta de 1730, o café chegou ao Brasil por meio de uma missão secreta enviada à Guiana Francesa. Na segunda metade do século XVIII, as primeiras plantações surgiram no sudeste do Brasil, o primeiro grande celeiro desses grãos no país.

Por Rainer Sousa
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Anuros
E aí, já ouviu falar sobre esses animais? Nosso portal explica!

..................................................

Dica de Matemática
Descubra as propriedades da desigualdade nas inequações.

..................................................