Ataque à base naval de Pearl Harbor

O Ataque à base naval de Pearl Harbor foi levado a cabo em 07 de dezembro de 1941 por uma frota de aviões japoneses que se lançou sobre as embarcações americanas no Havaí.

Navios americanos incendiados após o ataque dos aviões japoneses em 1941, na base de Pearl Harbor
Navios americanos incendiados após o ataque dos aviões japoneses em 1941, na base de Pearl Harbor
PUBLICIDADE

Pode-se dizer que as duas guerras mundiais foram provocadas por conflitos de aspirações imperialistas. Desde a virada do século XIX para o século XX, as guerras travadas na Europa, na Ásia, na África, no Oriente Médio e no Pacífico tiveram como pano de fundo a procura por domínio territorial, por matérias-primas e por aquilo que Hitler chamou de “espaço vital”, isto é, uma extensão geográfica que permitisse a expansão dos domínios do império. A Segunda Guerra Mundial, que teve como estopim a invasão nazista da Polônia, chegou ao seu volume global com o ataque japonês à base naval de Pearl Harbor em 1941. Esse ataque ocorreu no contexto do expansionismo do império nipônico.

O Império do Japão, tal como o III Reich nazista, procurava expandir-se em direção ao Pacífico e ao continente asiático. Em 1940, os japoneses efetuaram a ocupação do Norte da Indochina Francesa e preparavam uma guerra para se apropriar de territórios nas Filipinas, Malásia e Índias Orientais. Para tanto, precisava de combustível para efetuar seu plano de ataque. As forças ocidentais, sobretudo Inglaterra e Estados Unidos, sabiam dos planos japoneses e articularam-se para promover um embargo econômico contra o Japão.

O presidente americano da época, F. D. Roosevelt, recebia informações de seu conselheiro militar, o tenente-comandante Arthur MacCollun, sobre os planos japoneses. Alguns pesquisadores apontam que Roosevelt sabia que, com um embargo econômico, o Japão teria que acelerar o projeto de busca de novas fontes econômicas nas Índias Orientais ou nos demais alvos planejados e, para isso, teria que destruir o único empecilho: a base naval americana em Oahu, no Havaí, Pearl Harbor. Roosevelt teria privado os oficiais de Pearl Harbor das informações do ataque surpresa japonês, pois teria interesse em usar o fato para colocar os EUA, de fato, na guerra contra as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Em 07 de dezembro de 1941, por volta das 7h50, em horário local, os primeiros aviões japoneses começaram o ataque contra Pearl Habor. Além dos bombardeios, as aeronaves japonesas, carregadas com combustível e explosivos, eram guiadas até o centro dos navios, provocando explosões de proporções bem maiores. Esse ataque suicida dos pilotos japoneses ficou conhecido como ataque Kamikaze (termo que significa “Vento divino”).

O ataque Kamikaze foi elaborado pelo comandante Isoroku Yamamoto. Ao todo, 18 navios e 349 aeronaves foram destruídas, e cerca de 2.400 soldados americanos foram mortos.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................